PREVENÇÃO: Equipe de conservação da Renovias atua com rigor na manutenção de aceiros para evitar focos de incêndio. Foto: Divulgação/Renovias

Serviços estão sendo realizados em vários trechos sob administração da concessionária

A concessionária Renovias tem intensificado o trabalho de manutenção e construção de aceiros, ao longo da malha viária, especialmente em regiões próximas a plantações de cana de açúcar. Este trabalho requer atenção especial entre os meses de abril e junho, meses com menor incidência de chuva e, consequentemente, com maior risco de incêndio.

Aceiros são faixas existentes no limite da faixa de domínio, onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo com a finalidade de prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando assim queimadas ou incêndios.

No período de estiagem, a preocupação com os focos de incêndio aumenta, por isso, a Concessionária trabalha para reduzir os riscos. Na rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340) o trabalho de manutenção e construção de aceiros está sendo realizado nos seguintes trechos: do km 150 ao 158 (Mogi Mirim) e do km 267 ao 281 (Mococa). Na rodovia SP-342, os aceiros estão passando por manutenção do km 220 ao 224, em São João da Boa Vista (SP).

Além deste trabalho específico voltado à prevenção de incêndios, a Concessionária segue com a programação de roçadas manuais e mecânicas ao longo de toda a extensão de sua malha viária.

A Concessionária reforça aos clientes que respeitem a sinalização e os limites de velocidade ao passar pelos locais com obras e/ou serviços de manutenção, uma vez que operários estão nas imediações da pista.

Para evitar possíveis transtornos nos locais com restrições de tráfego, recomenda-se, sempre que possível, que programem seus deslocamentos. As condições do trânsito estão disponíveis no site www.renovias.com.br.

O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição dos motoristas, 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar no 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro.

De acordo com a Renovias, o cronograma de obras é dinâmico e poderá sofrer alterações. Em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados.

Fonte: Ascom da Renovias