SEM CONDIÇÕES: Polícia Civil do Pará concluiu que o micro-ônibus não tinha condições de uso. quando bateu de frente com uma carreta na PA-150, em 24 de março deste ano, no Pará, com 12 mortes e três feridos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Colisão ocorreu em 24 de março deste ano, em Nova Morada, município de Marabá (PA)

Pouco mais de dois meses após a tragédia ocorrida na PA-150, no dia 24 de março deste ano, com 12 mortes e três feridos, em Morada Nova, no município de Marabá (PA), a Polícia Civil do Pará concluiu o inquérito e informou que o micro-ônibus envolvido no acidente (sinistro) não tinha condições de uso. Na ocasião, o Estradas apurou que o cronotacógrafo – a caixa preta do setor de transporte rodoviário –  do veículo estava vencido havia dois anos, o que impedia o modelo Volare W7, ano 2014, a serviço da Coopertrans, de circular nas vias públicas.

Segundo informações obtidas pelo Correio de Carajás, a perícia constatou que a barra de direção do veículo que levava os passageiros de uma cidade à outra não apresentava boas condições de uso. Isso porque, um reparo por soldagem, empenamento e trinca foram constatados no veículo.

Segundo Adriano Freires, advogado que representa algumas famílias das vítimas do acidente, os peritos identificaram os problemas na barra de direção.

Constatou-se que o lado direito da barra de direção transversal encontrava-se empenado e sem o terminal de direção e sem coifa, apresentando ainda um reparo por soldagem e uma trinca de 31,33 mm. O lado esquerdo, por sua vez, possuía instalado um terminal de direção, estando sua coifa com um rasgo de 4,71mm. O restante do corpo da barra de direção periciada não apresentava avarias”, diz o resultado da perícia.

Questionado sobre a possibilidade de a cooperativa ser responsabilizada pela manutenção do veículo que presta serviço de transporte de passageiros, Freires afirma que está aguardando a oitiva do presidente da organização. “Ele precisa dar explicações de como funciona a manutenção dos veículos que prestam esse serviço para a cooperativa”.

SEM CONDIÇÕES: Perícia constatou diversas irregularidas no micro-ônibus, além do cronotacógrafo vencido. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O sinistro

Era 24 de março de 2023, quando a Polícia Militar do Pará registrava mais uma tragédia que poderia ter sido evitada, caso os responsáveis pelos veículos obedecessem às leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A tragédia registrada na manhã de uma sexta-feira, com 12 mortes e três feridos na PA-150, em Morada Nova, no município de Marabá (PA), mostrou que o micro-ônibus não poderia estar circulando, pois o cronotacógrafo (tacógrafo), equipamento de uso e verificação obrigatórios por lei, estava vencido desde maio de 2021, ou seja, quase dois anos de irregularidade.

Campanha

O Estradas tem divulgado há anos diversas campanhas de segurança viária, que têm o mesmo propósito: preservar vidas humanas. Ainda em vigor, a campanha “Não seja vítima da escravidão sobre rodas!” tenta alertar a sociedade sobre as condições precárias de trabalho dos motoristas profissionais (cansaço e fadiga), que provocam tragédias nas rodovias – como foi o caso da colisão registrada na BR-493/RJ, no último sábado, com sete mortes – e levam muitos ao uso de drogas.

Ao mesmo tempo, é fundamental que os passageiros usem o cinto de segurança. O equipamento reduz em 70% o risco de morte ou lesões graves. Nesta colisão no Pará, os corpos espalhados pela pista revelam que a maioria dos passageiros não fazia uso do cinto de segurança.

1 COMENTÁRIO

  1. Com certeza e uma série de fatores para ocorrer essa tragédia anunciada isso e o nome que se dar a esses irresponsável que ceifou a vida de vários inocentes

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