O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou que os trabalhos de recuperação da ponte sobre o Rio Uruguai, na BR-386/RS, em Iraí, sejam realizados em três turnos. O objetivo é acelerar a recuperação do pilar P12 que apresentou problemas estruturais, com risco de ruir. A ponte segue totalmente interditada até que os reparos em um dos tubulões sejam concluídos. A empresa Sogel – contratada emergencialmente para realizar o serviço – tem até o final de dezembro para terminar o conserto. Para isso, cerca de 40 operários e técnicos estão trabalhando no local.
Durante inspeção no P12 realizada na última sexta-feira (05/09), mergulhadores contratados pelo DNIT, detectaram desgaste também na base da estrutura. Em função deste problema, o prazo para liberar o tráfego parcialmente na ponte, previsto para o próximo dia 19, está suspenso. Por precaução o órgão vai solicitar que a Sogel mantenha por tempo integral a equipe de mergulhadores para que seja feita uma inspeção subaquática nos sete pilares da ponte que estão dentro do rio.
A Superintendência do DNIT no Estado do RS, está finalizando um convênio com o DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) para que seja utilizada como rota alternativa aos usuários da ponte a RS-404, a partir de Sarandi, até a ponte de Goio-en.

Histórico
– Novembro de 2013 – DNIT/RS detecta problemas na superestrutura (tabuleiro da pista) da ponte e, após vistoria, restringiu o tráfego em meia pista com velocidade máxima de 40 km/h;
– Janeiro de 2014 – DNIT/RS executa projeto para contratar emergencialmente empresa para fazer os reparos;
– Fevereiro de 2014 – DNIT, em Brasília, analisa preço da emergência;
– Abril de 2014 – DNIT/RS aprova preço para emergência;
– Maio de 2014 – Projeto segue para aprovação;
– Junho de 2014 – DNIT/RS interdita totalmente a ponte em decorrência das chuvas e cheias do Rio Uruguai;
– Julho de 2014 – Assinado contrato com a Sogel;
– Agosto de 2014 – DNIT de Brasília publica liberação de R$ 7,8 milhões para os reparos;
– Setembro de 2014 – Mergulhadores detectam problemas também na base do pilar;
– Dezembro de 2014 – Prazo para Sogel concluir os reparos na ponte.