Um total de 200 atletas participam da edição deste ano da Tour Rio de Ciclismo, que cumprirá um total de 800 quilômetros de percurso no qual está incluída a Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ). Desta forma, a Concessionária Rio-Teresópolis, administradora da rodovia, avisa a seus usuários que, por solicitação dos organizadores da prova, que contam com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), será necessário o fechamento da Serra de Teresópolis ao tráfego, no dia 30 de julho, entre 7h e 8h, já que o trecho faz parte do circuito desta etapa. Equipes da CRT, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), estarão de prontidão para orientação dos usuários.

A Tour do Rio 2011 é a última prova válida pelo ranking das Américas da União Internacional de Ciclismo (UCI) e irá selecionar participantes para os Jogos Olímpicos de Londres, que acontecem em 2012. Da edição deste ano participam 11 equipes nacionais e oito estrangeiras em provas nos municípios fluminenses de Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras e Rio de Janeiro. No final de semana de 30 e 31 de julho, serão realizadas as últimas provas desta competição.

Na Rio-Teresópolis-Além Paraíba, a interdição do tráfego por uma hora no trecho da Serra será feita entre os quilômetros 89 e 104 para maior segurança tanto dos usuários da via como dos atletas participantes da prova.

Em 30 de julho, os atletas cumprirão o circuito Teresópolis-Casimiro de Abreu-Rio das Ostras. Em função desta interferência no tráfego, a Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) pede aos motoristas que programem os seus deslocamentos para evitar o trecho da serra entre 7h e 8h.