PASSAGEM PARA ANIMAIS: Nessa quinta-feira (27), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), juntamente com a Wildlife Conservation Society (WCS) e empresas colaboradoras, inauguraram a primeira passagem superior de fauna (PSF) na BR-319, no Amazonas. Foto: Divulgação/Dnit

Melhoria reforça o compromisso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com a preservação ambiental ao longo das rodovias sob sua administração

Nessa quinta-feira (27), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), juntamente com a Wildlife Conservation Society (WCS) e empresas colaboradoras, inauguraram a primeira passagem superior de fauna (PSF) na BR-319, no Amazonas.

Segundo o Dnit, a estrutura está localizada próxima à Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS do Igapó Açu, km 271 da rodovia, a 12 quilômetros da Comunidade de São Sebastião do Igapó Açu (AM). Essa iniciativa nasceu da crescente preocupação com a preservação ambiental ao longo da rodovia.

Ainda de acordo com a Autarquia, as passagens superiores de fauna, também conhecidas como passagens aéreas de fauna ou pontes ecológicas, são estruturas cuidadosamente projetadas para fornecer segurança a animais silvestres, como mamíferos arborícolas, aves e répteis, permitindo que eles atravessem com tranquilidade rodovias, ferrovias ou outras barreiras artificiais, evitando atropelamentos e riscos causados pela interação com o tráfego humano.

Além da crucial preservação da biodiversidade, a implantação de passagens aéreas de fauna traz uma série de benefícios adicionais. A redução de acidentes é um dos pontos mais destacados, garantindo significativamente a diminuição de colisões entre veículos e animais, protegendo a vida selvagem e os usuários das vias.

A implantação da primeira passagem superior de fauna na BR-319 constitui um modelo para projetos semelhantes a serem instalados em outras regiões ao longo da rodovia, garantindo a redução de impactos para a fauna silvestre ao promover a conectividade e a sobrevivência de espécies que dependem de grandes áreas de habitat para se reproduzirem, se alimentarem e migrarem.

Monitoramento

Atualmente, de acordo com a Coordenação-Geral de Meio Ambiente do Dnit (CGMAB/DNIT), a autarquia realiza o monitoramento constante das passagens de fauna instaladas em segmentos sob jurisdição do Departamento. No último ano, mais de 1,5 mil passagens foram monitoradas.

As câmeras de monitoramento ao longo das rodovias seguem protocolos fundamentais para a proteção da fauna. Por meio do registro, é possível identificar, por exemplo, quais são os animais que vivem na região, bem como os que utilizam ou evitam as passagens de fauna. Dessa forma, é mais assertivo promover outras alternativas para garantir a segurança dos usuários das vias e preservar a biodiversidade local.

Por não ter a influência direta da presença humana, a tecnologia empregada pelo Departamento amplia a capacidade do monitoramento e análise das instalações das passagens de fauna, possibilitando assim avaliar a eficiência dos dispositivos, a incidência de luz natural em seu interior, o terreno, a vegetação, entre outros – sejam elas bueiros, pontes ou passagens aéreas.

A técnica empregada no monitoramento de passagem de fauna difere entre as rodovias federais. Elas são determinadas a partir do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), durante o processo de licenciamento ambiental, e podem ser instaladas em pontes, bueiros, diferentes passagens de fauna ou em estações previamente definidas nas áreas com fragmentos de vegetação. Estão presentes em diferentes rodovias de competência do Dnit em todo o Brasil, seja durante a execução das obras ou durante a operação da via.

34 COMENTÁRIOS

  1. Isso se chama preconceito, já imaginou uma Onça, Porco do mato ou uma Anta, chegam na beira da estrada e devem ficar se questionando, por cima ou por baixo?? , Misericórdia e cada uma, Sr Engenheiro já parou pra pensar em uma solução ou Ideia que as espécie de animais da Região possa usar de sua brilhante ideia que não seja uma passagem elevada????

  2. Parabéns, a estrada nem Carro passa direito mas a preocupação é com Pagar de ecologicamente correto Imagina só uma família de macacos que precisa atravessar a BR Ter que deslocar kilometros pela margem da rodovia até chegar na faixa de pedestres ou sei lá como vai chamar Isso??☀️

  3. Bela iniciativa, agora só falta começar a se preocupar com a população dessa região que vive literalmente abandonada e deixados nessa região a própria sorte sem o seu direito básico de ir e vir num país que tem vocação para o atraso e o subdesenvolvimento.
    Vergonha de ter nascido nesse país!!

  4. agora só falta contratar o pessoal que vai ensinar os bichos a atravessar na passarela, já que nem os humanos sabem atravessar na faixa nem nas passarelas!
    Cada uma!!!!

  5. Que passe o asfalto novamente, desde que não deixem desmatar a floresta e a invasão de grileiros. A floresta em pé vale muito mais pra gente do que centenas de km de asfalto.

  6. Demorou! Mas é melhor tarde do que nunca! Esse pode ser considerado um dos primeiros passos e mais outros procedimentos visando a proteçao da fauna e da flora, se tornam mais proximo a viabilidade da liberaçao da tao sonhada LICENÇA para o asfaltamento dessa importante via terrestre entre Porto Velho RO e Manaus AM, destravando o direito de ir e vir de toda a populaçao que residem ao longo e adjacente dessa estrada literalmente abandonada pelo governo federal. Na minha esteira de raciocinio, é importante que se busca medidas com foco a proteçao dos animais silvestre e a floresta em torno dessa estrada, mas nunca se pode esquecer o direito consagrado e basilar de ir e vir do povo preconizado na Constituiçao Federal. Quando um direito visa proteger somente um dos lados, que é o caso dessa situaçao em que o IBAMA e algumas autoridades Judiciais do Amazonas vem constantemente negando a licença, pratica abusos em detrimento de uma coletividade humana. Estao cobrindo o direito ao meio ambiente, a fauna e a flora e descobrindo literalmente, deixando ao relento, sem nenhum tipo de proteçao o direito do ser humano. Na minha concepçao, isso é esdruxulo, e so no Brasil que isso vem ocorrendo, aos olhos de toda a sociedade brasileira, e isso nao é democracia.

  7. No meu ponto de vista seria mais utilizado pelos animais se fosse no solo-grandes tubulações – eu gostaria de trocar uma ideia com o eng. Que projetou isso.

  8. Asfalta ‘ que é bom nada…no mínimo isso aí foi uns 100 mil reais , tinha era vergonha de publicar isso dignídade ,qualidade de vida para quem mora as margens da rodovia se é que pode chama isso de rodovia passou muito longe em…!!!

  9. Fazendo esses tipos de procedimentos, simples, más bem úteis, não impede que as estradas da região amazônica sejam pavimentadas, garantindo dignidade a esses povos que sofrem tanto para se deslocar de um lugar para o outro.

  10. E como fica a questão da altura para caminhões? Pois muitos motoristas usam essa rodovia como uma maneira de baratear o frete, pois o alto valor das balsas torna quase impossível fazer a travessia.
    E a BR 319 precisa mesmo é de asfalto e manutenção. Passagens para animais nâo resolvem muito, pois alguns bichos não farão uso disso. É só dinheiro indo para o bolso de quem interessa né.

  11. Essa aí foi pra inglês ver hein, do uns miquinhos vai brincar nisso aí de bem enquanto, pra atravessar mesmo não vai funcionar (procurem pelas travessias pra animais nos EUA e Europam e entendam).

    Outra coisa, a “reportagem” não diz o valor, só citou um nome estrangeiro como se fosse dar um crédito e respeito pra notícia, mas esses fios e 2 postes aí deve ter beirado 1 milhão de reais pro governo petista, só enganando eleitor trouxa!

  12. Meu Deus, alguém aí pra direcionar os animais a subir na estrutura para atravessar a rodovia, alguém imagina como vai ser . Só dinheiro jogado fora.

  13. Sério? E quando vão “instalar” uma estrada no mínimo trafegável???

  14. Por tratar-se de terras devolutas, o governo federal deveria criar Unidades de Conservação de Proteção Integral ao longo de toda a rodovia de ambos os lados, onde não existe comunidades humanas; e de Uso Sustentável onde houver assentamentos legais. Somente assim evitará a ocupação e consequentemente a destruição da Floresta.

  15. Depois de muitos vai e vem,cheguei a conclusão que o motivo de a br.319 não ser concluída de verdade,não é problema ambiental, é falta de vergonha política. Os políticos do Amazonas,não querem a reconstrução dessa via. Parece que tem acordo entre os políticos,o ministério público e a justiça,os políticos dizem ao povo,vou fazer,por trás a justiça diz não e eles se calam. A Br. só vai sair um dia ,quando nós sociedade, cobrarmos mais e não votar mais em canalhas enganadores do povo.

  16. Depois de muitos vai e vem,cheguei a conclusão que o motivo de a br.319 não ser concluída de verdade,não é problema ambiental, é falta de vergonha política. Os políticos do Amazonas,não querem a reconstrução dessa vida. Parece que tem acordo entre os políticos,o ministério público e a justiça,os políticos dizem ao povo,vou fazer,por trás a justiça diz não e eles se falam. A Br. só vai sair um dia ,quando nós sociedade, cobrarmos mais e não votar em canalhas enganadores do povo.

  17. Isto é uma verdadeira palhaçada. Que carro vai passar neste atoleiro ao ponto de matar um animal.

  18. Concordo com Alexandro MÁRIO E IZAC

    A Br 319 PRECISA SER ASFALTADA

  19. Ambientalistas não viajam por estrada. São vagabundos parasitas e covardes

  20. Realmente, pq ñ vai p frente esta Estrada? É muito coisa por trás disso…..

  21. Como o DNIT não tem vergonha de postar um aberração dessa?! Uma passagem de animais silvestres, onde o carro não consegue passar com o mínimo de dignidade. Uma prova ocular de como é a administração do país, imagina o que fica no lado obscuro.

  22. Nossos políticos tem que ter coragem e se juntarem e tirar a teoria do papel e colocar em prática e fazer a obra acontecer ou seja interligar todas as rodovias de todo o país imagina vc se descolar para todos os Estados do Brasil sem precisar pegar avião seria ótima resposta para todos os brasileiros aí sim daria nota 1000 para nossos governantes

  23. Vamos asfaltar toda a BR 319 e interligar todo o Brasil e pronto. é isso que queremos ou seja de Norte a Sul aí sim ficaria ótimo imagina vim de Roraima tudo pela rodovia passando por Amazonas tudo na rodovia e assim sucessivamente tudo pelas rodovias de todos os Estados do Brasil

  24. Uma meio de desviou de verbas,do dinheiro público,tantos buracos pra arrumar,

    • É verdade essa estrada precisa de asfalto.
      Acho que os poderosos, políticos do Amazonas e os poderosos donos das grandes empresas de Balsas, não tem o menor interesse desta estrada ,um dia ter asfalto.
      Aí a conta vem para o povo

    • É verdade essa estrada precisa de ter asfalto.
      Enquanto os poderosos não permitem.
      A conta vem para o povo.

  25. A BR tem que ganhar é asfalto para com esse atraso pro norte em logística.

    • Precisa reasfaltar a BR 319 deixando Manaus do isolamento ..e o povo que vive no abandono as margens da Rodovia….

  26. Louvável a iniciativa, mas tanto buraco na rodovia que um carro é capaz de andar mais lento que uma preguiça. Os atropelamentos de animais acontecem nos primeiros 100km da rodovia, entre Humaitá e realidade. Após, as possibilidades desse incidente é 99% improvável acontecer.

  27. Muito importante. Já tinha visto algo parecido na África.

    • Agora é só não deixar os outros animais da cidade destruírem. Deve haver punição dura.

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