DESTINOS FAVORITO: Ri e São Paulo estão entre os destinos turísticos mais procurados por viajantes do Brasil e do exterior. Foto: Divulgação/Arquivo/Mtur

Levantamento do Expedia Group traz também diferenças entre os hábitos dos turistas domésticos e estrangeiros

O Rio de Janeiro continua lindo… E não é só a canção “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil, que o define assim. De acordo uma pesquisa do Expedia Group, Rio e também a capital paulista são dois destinos que atraem milhões turistas nacionais e estrangeiros. O estudo analisou o comportamento de mais de 800 milhões de usuários de suas plataformas online em 2019 e elencou as cinco cidades brasileiras mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros.

De acordo com a pesquisa, os dois principais destinos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, tiveram alta de 20% na demanda por viagens em relação a 2018. Apesar de as duas localidades seguirem no topo da lista, os dados apontam que os turistas domésticos preferem as capitais, enquanto os estrangeiros buscam, também, municípios turísticos menores.

Ranking

Na lista dos mais procurados pelos visitantes internacionais, Búzios (RJ) e Foz do Iguaçu (PR) aparecem em 3º e 4º lugares, respectivamente. Já entre os turistas nacionais, Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) completam o ranking, ficando na 3ª, 4ª e 5ª posições, respectivamente.

Ainda de acordo com o levantamento, os estrangeiros costumam gastar mais com hospedagem, somando uma diária média US$ 30 maior que a paga pelos brasileiros. Porto de Galinhas (PE), São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu são os destinos com a maior diária média paga por esse público.

E são os estrangeiros os maiores responsáveis pelo planejamento antecipados dos deslocamentos, fazendo a reserva com uma média de 31 dias antes da viagem, contra 18 dos turistas domésticos. Quanto ao meio utilizado para reservas, turistas de fora do país são mais tradicionais: apenas 22% usam o smartphone. Entre viajantes domésticos, o percentual atinge 41%.