SEGURANÇA: Seminário BrazilRap, em Brasília, promovido pelo Dnit, tem como objetivo identificar as vias de mais alta periculosidade no país, priorizando intervenções para redução dos riscos. Ilustração: Divulgação

Evento promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) visa identificar vias com alto risco de acidentes

Se apenas 10% das rodovias de mais alto risco fossem contempladas com intervenções planejadas, poderiam ser evitados cerca de 50% dos acidentes fatais em estradas no mundo. Este é o foco do Irap (International Road Assessment Programme) – Programa Internacional de Avaliação de Rodovias que chega ao país sob a denominação de BrazilRAP e foi lançado nesta terça-feira (5), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília (DF).

O objetivo do BrazilRAP é identificar as vias de mais alta periculosidade no país, priorizando intervenções para redução dos riscos. Patrocinado pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA, o Irap terá como responsável, no Brasil, o DNIT. Estão previstas parcerias com agências governamentais estaduais, bancos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, ONGs de segurança rodoviária e indústria.
A programação conta com apresentações do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello; do CEO Irap, Rob McInerney; e do diretor do Irap nas Américas e Caribe, Julio Urzua.