Pedágios da BR-040/GO/MG começam a cobrança a partir do dia 10 de março
VAI COMEÇAR: Sete pedágios da BR-040/GO/MG começam a cobrança a partir do dia 10 de março. Foto: Divulgação

Autorização foi publicada no Diário Oficial, nesta quinta (27); tarifas vão custar entre R$11,30 e R$15,50; concessionária Via Cristais assume o trecho nessa mesma data

A partir de 0h do dia 10 de março (segunda-feira), tem início a cobrança de tarifas nas sete praças de pedágio da rodovia BR-040/GO/MG, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), que passam a ser administradas pela concessionária Via Cristais. Até essa data, a gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

De acordo com a Deliberação 89/25, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (27), as novas tarifas vão custar entre R$11,30 e R$15,50, conforme a tabela abaixo.

Concessão

Em setembro do ano passado, o grupo Vinci Highways venceu o leilão do trecho rodoviário, e, em 31 de outubro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou o resultado para concessão do sistema rodoviário da rodovia BR-040/GO/MG à proponente Vinci Highways S.A.S.

Conforme previsto em contrato, o início da cobrança de tarifas de pedágio só podia acontecer após o cumprimento de todas as exigências contratuais, que foi concluída pela empresa, segundo a ANTT.

Veja os novos valores da BR-040/GO/MG nesse link.

Tarifa especial para 8 eixos ou mais

De acordo com a Deliberação, nos termos da subcláusula 19.2.9, para veículos com mais de oito eixos, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre: (i) o Multiplicador de Tarifa correspondente à Categoria 1 e (ii) o número de eixos do veículo que exceder oito eixos.

Saiba sobre a concessão da BR-040/GO-MG

Em agosto de 2024, a Concessionária BR-040 S. A. (Via 040) informou que, conforme previsto no processo de relicitação e ofício SEI Nº 20724/2024/SUROD/DIR-ANTT, as atividades de manutenção, conserva da rodovia, serviços de socorro mecânico e atendimento médico desta concessionária foram encerrados no dia 5 de agosto daquele ano.

Com isso, o então trecho concedido entre os km 0, em Brasília (DF), e 771+100, em Juiz de Fora (MG), foram transferidos da seguinte maneira:

Belo Horizonte (MG) a Juiz de Fora (MG) do km 544 ao 771+100

  • Novo concessionário

Anel Rodoviário de Belo Horizonte.do km 533 ao 544

  • DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Belo Horizonte (MG) a Brasília (DF), do km 0, no DF, ao 533, em MG

  • DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Durante o período de mais de dez anos de concessão, foram realizados:

  • 405 mil socorros mecânicos
  • 37 mil atendimentos médicos
  • 43 partos de bebês
  • 1,2 milhão de atendimento de contatos de usuários

Os equipamentos disponíveis aos usuários para estes serviços foram 35 guinchos, entre leves e pesados, 28 ambulâncias, seis caminhões pipa para apoio a combate a incêndios e seis caminhões boiadeiros para apreensão de animais de grande porte, alocados em 21 bases operacionais do SAU.

A concessão

O Sistema Rodoviário da BR-040/MG, trecho com início em Belo Horizonte (MG), no entroncamento com a BR-356/MG (A) (sentido Belo Horizonte) até Juiz de Fora (MG), no entroncamento com a Antiga União e Indústria (Bairro Triunfo), totaliza 232,100 quilômetros e valerá por um período de 30 anos.

O projeto foi estruturado pela ANTT e pela Infra S.A., com consultoria do International Finance Corporation (IFC), instituição vinculada ao Banco Mundial. O projeto prevê investimentos de CAPEX no montante de R$ 5,04 bilhões e OPEX de R$ 3,65 bilhões (totalizando cerca de R$ 8,7 bilhões), abrangendo 163,948 quilômetros de duplicações, 42,153 quilômetros de faixas adicionais, 15,374 quilômetros de vias marginais, 14,230 quilômetros de ciclovias, 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais.

Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente):

  • Alfredo Vasconcelos
  • Belo Horizonte
  • Barbacena
  • Conselheiro Lafaiete
  • Congonhas
  • Carandaí
  • Cristiano Otoni
  • Ewbank da Câmara
  • Itabirito
  • Juiz de Fora
  • Nova Lima
  • Ouro Preto
  • Oliveira Fortes
  • Ressaquinha
  • Santos Dumont

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2 COMENTÁRIOS

  1. Btasilia a cristalina vai ficar com a mesma concessionária? Porque tá muito prejudicado o asfalto

    • Prezado Daniel, esse trecho está sob a responsabilidade do Dnit, que deve manter a manutenção e conservação. Porém, o pedágio de Cristalina, no km 93 da BR-040 continuará sem a cobrança de tarifas.

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