Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) deve iniciar a troca do pedágio convencional para o free flow
MUDANÇA: Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) deve iniciar a troca do pedágio convencional para o free flow. Foto: Divulgação/Governo de SP

Novo meio de pagamento já está em operação em cinco concessionárias paulistas; tarifa continua a ser paga nas praças físicas até a implantação final

Tem início neste sábado (7), os serviços para mudar a forma de cobrança da tarifa de pedágio no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que substituirá as cabines de arrecadação pelos pórticos eletrônicos, o conhecido free flow, que, no estado de São Paulo, foi batizado de “Siga Fácil”.

O primeiro deles será instalado no km 33 da Via Anchieta (SP-150), ainda inativo, pela concessionária responsável. A praça de pedágio convencional no Riacho Grande, atualmente, no km 31 da Anchieta, será substituída pelo sistema eletrônico, o que deve possibilitar mais fluidez e segurança aos usuários.

Com a instalação dos pórticos, a concessionária começa a fazer o monitoramento para testes com câmeras, sensores e antenas. Além disso, a concessionária iniciou estudos para modernizar a Operação Comboio, com um conceito mais dinâmico e tecnológico, que permitirá o tráfego seguro mesmo em condições de neblina intensa no trecho de serra.

Quando o sistema entrar em operação, a cobrança passará a ser feita de forma eletrônica e bidirecional, substituindo o modelo atual concentrado em um único sentido. Atualmente, o pedágio do SAI é de R$38,70, valor que passará a ser dividido igualmente, com cobrança de R$ 19,35 na descida (sentido Litoral) e R$19,35 na subida (sentido São Paulo).

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) deve iniciar a troca do pedágio convencional para o free flow
MAPA: SAI inicia, neste sábado (7), a troca do pedágio convencional para o free flow. Foto: Divulgação/Governo de SP

O usuário pagará apenas no sentido em que utilizar a rodovia. Motociclistas permanecem isentos da cobrança, conforme as regras vigentes. O modelo vai eliminar as longas filas que se formam nas atuais praças de pedágio, especialmente em grandes feriados.