SOCORRO: De braços abertos para a aventura e acessibilidade. Venha nos visitar! Foto: Divulgação

 

Lazer, gastronomia, passeios, aventuras, descanso e contemplação da natureza. Tudo num só lugar

Se você é daquelas pessoas avessas a ‘não fazer nada’, então leia esta matéria até o fim. O Estradas reuniu as principais informações sobre a Estância de Socorro, destino repleto de aventuras, sejam na terra, no ar ou na água.

Prepare-se. A viagem vai começar. Localizado na Serra da Mantiqueira, a 140 quilômetros da capital paulista, o município é conhecido no Brasil e no exterior, pela prática de esporte de aventura e também por ser uma cidade que se preocupa com a acessibilidade.

Os prêmios conquistados confirmam a fama. Em novembro de 2014, em Londres, o Hotel Campo dos Sonhos e o Parque dos Sonhos, do empresário José Fernandes Franco, ganharam dois prêmios internacionais na World Travel Market, a WTM, considerada a maior feira de turismo no mundo.

PORTAL: Estância de Socorro é reconhecida pelos esportes de aventura e pela acessibilidade. Foto: Divulgação

Na ocasião, foi promovido o evento “World Responsible Tourism Award”, que tem como objetivo premiar as melhores empresas do mundo que praticam o Turismo Responsável. Entre as 600 empresas inscritas do mundo todo, 20 foram finalistas para as 11 categorias da premiação.

O Campo dos Sonhos e o Parque dos Sonhos concorreram à categoria “O Melhor para Pessoas com Deficiência” com duas empresas, uma da Irlanda e outra da Espanha. Houve empate técnico, e, por isso, os empreendimentos ‘dos sonhos’ foram vitoriosos ao lado da empresa Irlandesa.

Além desses prêmios, os hotéis receberam o título de “World Reponsible Tourism Award – Overall Winner”, ou seja, Melhor do Mundo em Turismo Responsável juntamente com a empresa South African Animal Sanctuary Alliance (SAASA).

PASSEIOS: O acesso às diversões estão disponíveis para adultos e crianças. Foto: Divulgação/Parque dos Sonhos

Numa outra ocasião, desta vez em 2017, Socorro foi premiada como referência em turismo acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Durante o evento Wolrd Company Award (WOCA) 2017, que aconteceu no mês de junho, em Lisboa, Portugal, representantes de Socorro receberam o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal”.

Trabalho e dedicação não faltam para tanto reconhecimento. E para comprovar, em dezembro último, o Hotel Fazenda Terra dos Sonhos voltou a ganhar mais um prêmio. Desta vez, o hotel foi o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2018.

A solenidade de entrega do Prêmio Nacional do Turismo, aconteceu no Rio de Janeiro, onde o empresário José Fernandes Franco recebeu o Troféu de 1º lugar na categoria Turismo Social, conferido pelas inovações e com a iniciativa Acessibilidade como Fator de Inclusão Social no Turismo.

BRAILE: Deficientes visuais têm à disposição informações em braile em todas as dependências do complexo dos Sonhos. Foto: Divulgação/Parque dos Sonhos

Socorro tem muito mais

Entre as opções de atividades, a cidade tem rafting, arvorismo, tirolesa, rapel, passeios a cavalo, de quadriciclo ou bike, caminhadas, pescaria e stand up paddle. Mas, não é só. Quem gosta de fazer compras, os centros comerciais oferecem produtos para os mais variados gostos.

AVENTURA: Rafting, boia cross, arvorismo e tirolesa vão deixar você com a adrenalina a mil. Foto: Divulgação

E a boa notícia é que você não precisa sair com seu carro para desbravar os pontos turísticos. A Kombi da agência Roda Socorro oferece roteiro temático ou um city tour, que contempla visitas ao Mirante do Cristo, local perfeito para fotos e contemplação panorâmica da região; à Fonte de Pompeia, com águas hidrotermais mineralizadas; ao Centro Histórico, onde é possível observar casarões antigos e a primeira ponte de concreto do Estado; e à Maria Fumaça, patrimônio cultural da cidade, que esteve em ação até meados dos anos 60.

Pet também tem vez

E até quem leva o pet junto pode se divertir. As agências PróximAventura (www.proximaventura.com.br) e Rios de Aventura (www.riosdeaventura.com.br) oferecem o Rafting Dog, no famoso Rio do Peixe, feito em botes infláveis que comportam até cinco pessoas, um pet e o condutor.  O grupo passa por cerca de oito corredeiras durante uma hora.

Já no SUP Dog, da agência D’Pé Na Prancha (www.dpenaprancha.blogspot.com), o pet vai ao lado do dono por um trajeto de 900 metros em águas calmas até a cachoeira central do Rio do Peixe. A duração é de aproximadamente uma hora e 20 minutos.

PETS: eles não ficam de lado. Hotel possui infraestrutura para os animais de estimação. Foto: Divulgação

Por fim, na agência Mundaka (www.mundakaaventura.com.br), você pode conduzir a prancha pelas águas calmas de um lago com o seu cão. Lá, os animais também podem fazer companhia aos donos em caminhadas pela mata, como a Trilha de São Francisco, no Parque de Aventura Monjolinho (www.parquemonjolinho.com.br), e a Trilha das Cachoeiras, oferecida pela Mundaka.

Nem mesmo,  à noite, o agito deixa de acontecer. A feira, às quartas-feiras, oferece na Estação Socorro produtos, diretos dos fabricantes, como tapiocas, pamonhas, bolos e panquecas. Enquanto isso, as crianças divertem-se nos brinquedos infláveis. E frequentemente há shows musicais. Informações: www.socorro.tur.br.

Gastronomia

Para quem curte gastronomia, as melhores pedidas são a Fazenda 7 Senhoras, onde é possível conhecer a plantação, o terreiro e o galpão de beneficiamento do café especial de origem e ainda fazer uma degustação; e a cervejaria Quinta do Malte, que produz versões artesanais de alta qualidade. Há também o restaurante Sabores do Currupira, que produz de forma artesanal bolachinhas, vinagre, licores e pimentas.

DELÍCIAS: Socorro é também sinônimo de boa comida. O tradicional CAFÉ CAIPIRA vai te deixar com água na boca. Tudo é preparado nas propriedades rurais. Foto: Divulgação

Para experiências mais gourmet, o Restaurante Pennynsula Dom Raul, localizado no Hotel Recanto da Cachoeira, oferece culinária mediterrânea, em um ambiente que lembra um castelo medieval. O visitante pode provar a famosa paella do Circuito das Águas, acompanhada por um vinho da seleta carta do chef.

Já uma excelente opção para quem aprecia a gastronomia italiana é o Ristorante D’Napoli, que tem como diferencial os risotos e as massas artesanais. Também contam com mais de 30 rótulos de vinhos de dez países diferentes.

JANTAR: aos apaixonados por massas, as opções são bem tentadoras. Uma dica é o Ristorante D’Napoli, que prepara especiarias saborosíssimas. Foto: Divulgação

E para um happy hour entre amigos, o Temple Burger serve hambúrgueres, com opções de carne, frango e vegetariano, sendo o de costela a especialidade. O Chope da região e as cervejas artesanais e importadas são ótimos para brindes. Há também o Hai Petiscaria & Temakeria, especializado em comida japonesa.

A noite pode terminar no Lubeck Bar & Restaurante, pub animado, com ambiente moderno, que vende as cervejas e os chopes artesanais fabricados em Socorro pela Cervejaria Quinta do Malte.

Hospedagem em meio à Serra da Mantiqueira

Para quem curte o estilo hotel fazenda, Socorro é ideal. Há opções de hospedagem para todos os gostos. A maioria oferece entretenimento para todas as idades, com monitoria profissional.

INSPIRAÇÃO: Os casarões são a inspiração para os hotéis fazenda em Socorro; como este, da Terra dos Sonhos. Foto: Divulgação

O Hotel Fazenda Village Montana é outra opção de hospedagem. Possui espaço e diversos itens de lazer, além de um American Bar com diversos drinques e aperitivos. As refeições estão incluídas na diária. O restaurante serve pratos da culinária regional. Informações: www.villagemontana.com.br.

Caso viaje com a família, o Hotel Fazenda 7 Belo pode ser o local ideal para hospedagem, por estar localizado em uma área totalmente plana, com fácil acesso para crianças e pessoas com pouca mobilidade. Informações: www.hotelfaenda7belo.com.br e www.hotelfazendaflorestadolago.com.br.

E, há também a opção do Portal do Sol Hotel Fazenda, que oferece diversão para adultos e crianças, com programação animada comandada por experientes monitores. O espaço conta com quatro chalés e duas Casas da Fazenda, todos equipados com hidromassagem, lareira, rede para descanso e varanda. Informações: www.portaldosolhotelfazenda.com.br.

Terra dos Sonhos, um sonho real

Se você imagina um lugar ideal para relaxar e se divertir a dois ou com sua família, certamente deve conhecer a recém-inaugurada Terra dos Sonhos, complexo hoteleiro, que reúne uma verdadeira experiência dos sonhos, que valoriza a acessibilidade.

DIREITOS IGUAIS: Em cada atividade, a acessibilidade está presente. Foto: Divulgação

A relação entre a agricultura orgânica e a criação de animais associadas ao isolamento da Serra da Mantiqueira é perfeita para que o hóspede se sinta num espaço único. Há atividades para as crianças, como tirar o leite das mini vacas, e para a família, como navegar em caiaques, boia-cross, rafting e standup paddle, no rio das Antas. É uma oportunidade de conexão com crianças e adultos descendo o rio.

Hotel contêiner – sustentabilidade

O conceito arquitetônico do hotel contrapõe uma tradicional sede de fazenda, construída há mais de um século, com um símbolo da globalização: os contêineres que, antes de chegarem ali, rodaram todos os continentes, transportaram produtos entre os mais distantes países do nosso planeta, como China, Paquistão, aldeias longínquas da África ou Nova York.

TEM CONFORTO, SIM: Terra dos Sonhos criou o hotel de contêiner pensando na sustentabilidade. Foto: Divulgação

Reciclados, os contêineres se transformaram em confortáveis apartamentos, e estão perfeitamente integrados com as montanhas, em plena Mata Atlântica, num quase museu a céu aberto. Um conceito que aponta para o futuro do planeta, onde a sustentabilidade será a premissa mais importante.

Das amplas portas envidraçadas dos chalés contêineres, implantados na encosta do vale, observa-se a bela paisagem da Serra da Mantiqueira, entremeadas por algumas centenárias casas de antigas fazendas, com um córrego dividindo esses dois mundos contratantes e ao mesmo tempo conectados.

SONHO? Não. Na terra dos Sonhos você vive o que parece ser sonho. Foto: Divulgação

O amanhecer também é especial na Terra dos Sonhos. Observar, ainda na cama, as montanhas é uma experiência incrível. A comida é típica, boa parte dela plantada e colhida em horta orgânica nos arredores, e servida num casarão restaurado, que manteve a característica arquitetônica do século XIX.

ALMOÇO DA ROÇA: Do feijão à sobremesa, tudo é preparado por quem entende. O resultado? Pratos saborosíssimos. Foto: Divulgação

Ao anoitecer, outra paisagem deslumbrante. O pôr do sol abre outro espetáculo: estrelas despontando no céu. A olho nu, a imagem impactante da imensidão e da Via Láctea cobre o vale e nos faz entrar em contato com a essência da aventura humana no planeta Terra.

Por meio da música, que começa no restaurante e termina numa festa típica da vida rural, é possível conhecer e vivenciar a cultura local. Aliás, a música ao vivo de qualidade é a trilha sonora que ajuda a criar a grande emoção em cada momento vivido.

QUARTO: O conforto e a comodidade são itens que presentes nas 12 acomodações da Terra dos sonhos. Foto: Divulgação

Infraestrutura

O Hotel Fazenda Terra dos Sonhos oferece 12 acomodações, construídas em confortáveis contêineres, restaurante e dois conjuntos aquáticos, com piscina coberta e externa, ambas aquecidas e saunas seca e úmida.

Há dois lagos de pesca oferecem ao visitante a experiência de relaxar em uma divertida e contemplativa atividade. Além disso, há passeio a cavalo, charrete e trole. O praticante tem a oportunidade de contemplar a beleza da paisagem entre as montanhas enquanto cavalga tranquilamente na companhia de condutores treinados.

SALA: Um bate-papo com os amigos num ambiente que reúne sofisticação e praticidade. Foto: Divulgação

Outra opção de lazer é o passeio feito num trator, no qual é possível ter uma visão privilegiada de todo o vale e conhecer a beleza da região, que leva o visitante a conhecer a fazenda e ter contato com o ambiente rural, além de interagir e alimentar os animais.

As atividades aquáticas são oferecidas nas águas tranquilas do rio das Antas, como o boia cross, standup paddle, caiaque e flutuação em bote de rafting. Esse trecho rio não tem corredeiras, o que permite uma navegação tranquila e contemplativa.

Entre outras atividades, o hotel oferece também triciclos e quadriciclos não motorizados, salão de jogos, o Jardim dos Cactus e o mirante com cristais de quartzo rosa.

NAS ALTURAS: Mesmo a mais de 100 metros de altura, a segurança está garantida para quem se aventura nas tirolesas do complexo dos Sonhos. Foto: Divulgação

Hall da fama

A escolha dos Hotéis Fazenda Campo e Parque dos Sonhos pelo quinto ano consecutivo parra o Certificado e Excelência resulta no acesso dos empreendimentos ao Hall of Fame do Trip Advisor, como reconhecimento pela regularidade da organização na busca do aperfeiçoamento e da qualidade do atendimento aos seus clientes.

José Fernandes Franco, idealizador e responsável pelo sucesso do empreendimento Rede dos Sonhos. Foto: Divulgação/Ricardo Beccari

Cachoeiras que merecem ser visitadas

Se a aventura no ar e na terra foi boa, imagine na água. As cachoeiras em Socorro é, sem dúvida, um dos principais atrativos da estância hidromineral. Que tal um banho de cachoeira. Confira as opções:

Trilha das Cachoeiras

O trekking, criado pela Mundaka Aventura, é feito às margens do Ribeirão do Gamelão, afluente do Rio do Peixe. Crianças a partir de 6 anos podem participar. Informações: www.mundakaventura.com.br/atividades/trilha-das-cachoeiras.

Trilha da Mantiqueira

Outra opção de trekking com parada em cachoeira, também da Mundaka Aventura, é a Trilha da Mantiqueira. Crianças a partir de 8 anos podem participar. Informações: www.mundakaventura.com.br/atividades/trilha-da-mantiqueira.

Cachoeira dos Sonhos

A cachoeira com praia é uma das atrações do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. Aberto também para quem não é hóspede. Informações: www.parquedossonhos.com.br/o-hotel-fazenda-parque-dos-sonhos/cachoeira-dos-sonhos-do-parque-dos-sonhos.

PISCINAS: seja coberta ou ao ar livre, os hóspedes podem se refrescar com total segurança. Foto: Divulgação

Cachoeira do Parque Monjolinho

Se for visitar o Parque de Aventura Monjolinho, localizado no Caminho Turístico Rio do Peixe, não deixe de se refrescar na cachoeira central do local. Informações: www.parquemonjolinho.com.br.

Cachoeira 2 Quedas

A Rios de Aventura oferece um roteiro que mescla aventura com contemplação da natureza. Os turistas podem alugar um quadriciclo e se divertir. É preciso ter 16 anos ou mais para dirigir o veículo e no mínimo 7 anos para andar na garupa. Informações:  www.riosdeaventura.com.br/atividades/quadriciclo-roteiro-cachoeira-com-banho.

Trilha com Cachoeiras

Esta trilha da empresa PróximAventura (www.proximaventura.com.br/aventura/trilha-com-cachoeiras) oferece contato direto com a natureza de Socorro. O passeio dura em média uma hora e meia.

ADRENALINA: disposição é o combustível para quem quer vencer as águas do Rio do Peixe na prática do rafting ou boia cross. Foto: Divulgação

Cachoeiras do Ecco Park

O Roda Socorro criou um roteiro especial para conhecê-las. Informações: www.socorro.tur.br/o-que-fazer-em-socorro/roda-socorro.html

Serviço:

Parque dos Sonhos
Local: Estrada da Varginha, km 7. (19) 3895-3769.

Parque de Aventura Monjolinho
Local: 
Corredor Turístico do Rio do Peixe, km 6. (19) 3955-8124.

Parque Vale das Pedras
Local: Av. Bernardino de Campos, 1106. (19) 9 9764-4250

Parque de Esportes de Aventura – Pedra Bela Vista
Local: Rod. Cap. Barduíno (Estrada do Contorno) acesso pelo Bairro Santa Rosa. (19) 3855-7999 / 9 9175-7600.

Como chegar

A cidade de Socorro, na Serra da Mantiqueira, está localizada no interior paulista a apenas a 140 quilômetros de São Paulo, é reconhecida pelas suas fontes de águas com propriedades terapêuticas. Há duas opções de acesso:

1 – Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Bragança Paulista-SP, seguindo para Socorro pela Rodovia Capitão Barduíno (SP-008).

2 – Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) até o km 59, em Jundiaí, onde adentra na Rodovia D. Gabriel Paulino Bueno Couto SP-300, sentido Jundiaí, e na sequência, na Rodovia João Cereser (SP-360), sentido Itatiba, depois Bragança Paulista e Socorro, pela SP-146.

Texto: Aderlei de Souza – Chefe de Redação
Fotos: Divulgação/Secretaria de Turismo de Socorro/Terra dos Sonhos/AD Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui