Responsável pela administração de 476 quilômetros de rodovias que cortam as regiões norte, noroeste e oeste do Paraná, a concessionária Viapar inicia 2011 com 34% dos trechos monitorados por equipamentos de segurança.

O coordenador do CCO, Gesivaldo Amâncio Primo, informou que, para tanto, três novos pontos da PR-317 foram servidos de câmeras de monitoramento, que ficam no alto de superpostes, cada um com quase 30 metros de altura.

Eles estão situados nos quilômetros 108, 111 e 114 somando aos pontos de monitoramento ja existente no quilômetro 106 e também no trevo de Floresta, quilometro 122.

O investimento feito pela Viapar foi na ordem de R$ 150 mil para os três novos pontos. Cada um dos aparelhos tem alcance de até seis quilômetros, com rotação de 360º.

Segundo Primo, com mais estas, já são 27 as câmeras de monitoramento instaladas pela concessionária.

“Por meio das imagens são detectados veículos parados no acostamento, acidentes, incêndio na faixa de domínio e presença de animais soltos que podem trazer risco ao tráfego de outros. Diante disso as equipes são mobilizadas para o atendimento”, finaliza o coordenador Primo.

Algumas imagens das câmeras da Viapar podem ser acessadas pela internet, uma opção para o motorista verificar o clima e o tráfego das rodovias antes de sair em viagem.