PROTEÇÃO: Até 2025, toda a frota de guinchos da Eixo SP será com veículos elétricos. Foto: Divulgação/Eixo SP

Concessionária Eixo SP colocará em operação, a partir desta semana, até dezembro, 11 novos guinchos elétricos

Preocupação com o meio ambiente e mais comodidade para os usuários. Essa união é resultado de mais uma ação da Eixo SP, responsável pelo Lote Pipa, de Piracicaba a Panorama, no interior paulista, até dezembro deste ano, que é o início da operação de 11 novos guinchos elétricos.

Segundo a concessionária, os novos guinchos elétricos atuarão ao longo dos 1.221 quilômetros da concessão. Os veículos chegam para reforçar a “frota verde”, que já conta com um guincho leve e duas unidades móveis de pesagem (balança). Os guinchos novos serão colocados à disposição, gradualmente, a partir desta semana.

De acordo com a programação, o primeiro guincho elétrico “começou a trabalhar” na quarta-feira (22), no posto de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) de Herculândia (SP), no km 506 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP_294).

Segundo a empresa, outros dois veículos devem ser colocados em operação até segunda-feira (27). Os demais guinchos, entrarão em serviço até o fim deste ano.

Nova etapa

Segundo a Eixo SP, a chegada dos novos guinchos leves marca o início de uma nova etapa no plano da concessio0nária, que é o de compor um sistema rodoviário livre de carbono (carbon free).

De acordo com o superintendente de Operações da Eixo SP, Rogério Rodrigues, a preocupação com questões ambientais tem marcado a gestão da Concessionária nesses três anos de operação. “Estamos seguindo os princípios de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, com investimentos na proposta de redução da emissão de poluentes nos serviços operacionais”, disse.

Mais econômico

Além de ser movido a energia limpa, o guincho elétrico é mais econômico. Um modelo, movido a diesel, tem custo de rodagem até seis vezes superior, conforme estudos da fabricante. A autonomia é de 200 quilômetros e o tempo de recarga da bateria é de pouco mais de 2 horas. 

Com essas aquisições, a concessionária passará a contar com 21 guinchos leves, entre elétricos e convencionais. Serão 12 guinchos elétricos e 9 guinchos leves a combustão distribuídos ao longo do trecho.

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FROTA REFORÇADA: Com essas aquisições, são 21 guinchos leves, entre elétricos e convencionais, sendo 12 guinchos elétricos e 9 guinchos leves a combustão distribuídos ao longo do trecho. Foto: Divulgação/Eixo SP

Até 2025, só guinchos elétricos

Ainda de acordo com Rodrigues, a Eixo SP tem planos para substituição gradativa da frota convencional por veículos elétricos. “A previsão é de que, no início de 2025, os 9 guinchos a combustão que estão em operação sejam substituídos por elétricos. Com isso, toda a frota de guinchos leves será composta por versões elétricas“, revela.

Ainda dentro da preocupação com a questão ambiental, em breve, a concessionária trará outras novidades a seus usuários, particularmente aos proprietários de veículos elétricos.

Trata-se do fornecimento de pontos de recarga de bateria em suas bases de atendimento (SAU) ao longo das 12 rodovias sob sua concessão, entre elas, a SP-310, SP-225 e a SP-294. Esses pontos serão abastecidos por energia limpa produzida por placas solares. Mais informações no site da concessionária.