MAIS BARATAS: Desde à 0h desta segunda (1º de Maio), os usuários das rodovias SP-310, SP-326 e SP-333 pagam tarifas mais baratas com a entrada da nova concessionária no lugar da Triângulo do Sol. Foto: Divulgação

Desde à 0h desta segunga-feira (1°/5), praças, até então administradas pela AB Triângulo do Sol, estão sob o controle da nova concessionária (EcoNoroeste)

Desde à 0h desta segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho (1°/5), os usuários de sete praças de pedágio nas rodovias SP-310, SP-326 e SP-333 pagam tarifas mais baratas.

Segundo o documento publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP), nesta sexta-feira (28), atualmente, as sete praças de pedágio operadas pela Triângulo do Sol têm tarifas que variam entre R$9,40 e R$20,70.

Os novos valores, com redução de até 9%, variam entre R$8,07 e R$19,90, de acordo com a praça de pedágio. Entre as novidades, estão a redução de valores para quem paga de forma automática e o início de cobrança de pedágio para motocicletas.

Com essa nova concessão, a concessionária que assumiu o trecho oferece dois tipos de descontos sobre as tarifas de pedágio, feitos por meio de tags:

  • Desconto pista automática: em todas as passagens é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semi-reboque, se houver.
  • Desconto Usuário Frequente (DUF): contempla apenas veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar à trigésima passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.

A redução é decorrente da troca de concessionárias por conta do leilão do Lote Noroeste, ocorrido em setembro de 2022, no qual o Grupo Ecorodovias venceu a disputa. Com misso, foi criada a concessionária EcoNoroeste, que assume o controle nesta segunda-feira (1º de maio de 2023).

Veja os novos valores a partir desde à 0h desta segunda (1º/5), clicando aqui

Nova forma de cobrança

De acordo com o contrato de concessão, há previsão de conversão gradual das praças de pedágio tipo barreira para o sistema totalmente automático, com a instalação de pórticos e outros equipamentos, observado o regramento contratual e demais tecnologias existentes, considerando eventuais adaptações necessárias para compatibilização a novos programas e políticas de cobrança de tarifas definidos pelo Poder Concedente, inclusive para fins de futura e eventual implementação do sistema baseado na cobrança de tarifa por quilometro percorrido pelo usuário, caso aplicável.

Concessão

A nova concessão, sob o comando da EcoNoroeste, terá prazo de 30 anos e prevê investimentos de R$ 13,9 bilhões, sendo R$ 10 bilhões para obras e R$ 3,9 bilhões para operação. Após a homologação da licitação, o grupo Ecorodovias será convocado para adotar os procedimentos para a assinatura do contrato de concessão. A data, conforme mencionado no início da matéria, ainda não está definida.

O lote Noroeste contempla as rodovias:

  • Rodovia Washington Luís (SP-310), de São Carlos a Mirassol, do km 227+800 ao 454+300
  • Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto (SP-323), de Pirangi a Taquaritinga, do km 0 ao 44+100
  • Rodovia Brig. Faria Lima (SP-326), de Matão a Barretos, entre os km 293 e 379+266
  • Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil (SP-333), de Sertãozinho a Borborema, entre os km 83+020 e 212+450
  • Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351), de Bebedouro a Catanduva, do km 151 ao 218+020