No dia 26 de agosto (terça-feira) será dada a largada para o Tour do Rio, maior prova internacional de ciclismo de estrada da América Latina que vai até o domingo, 31 de agosto. Os competidores percorrem um total de 966 km, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras e Rio de Janeiro.
No domingo (31/08), será realizada a última etapa da competição, saindo de Rio das Ostras em direção ao Rio. Pela manhã os atletas vão passar com suas bicicletas pela ViaLagos e a Ponte Rio – Niterói.
As concessionárias ViaLagos e Ponte vão operar em regimes especiais de sinalização e controle de tráfego, incluindo interdições de pistas para garantir a segurança dos atletas e dos usuários das rodovias. As equipes de socorro médico e mecânico estarão reforçadas e ficarão baseadas em pontos da rodovia com as viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias UTI e de resgate.
Quem se deslocar para o Rio na manhã do domingo, dia 31/08, saindo da Região dos Lagos ou de Niterói, deve se programar para evitar eventuais atrasos na viagem. A recomendação dos organizadores do Tour do Rio é que se evite trafegar pela ViaLagos, no sentido Rio de Janeiro, entre 7h50 e 10h e pela Ponte Rio-Niterói, no mesmo sentido, entre 10h e 12h30.