TRÂNSITO: Será realizado nesta quarta-feira (22), às 15h30, o Webinar do Conexão DNIT - Ensino Médio, no canal da autarquia no YouTube, que irá abordar os programas educativos da Autarquia, como o Conexão DNIT. Foto: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), evento abordará soluções para inserí-lo em sala de aula

Será realizado nesta quarta-feira (22), às 15h30, o Webinar do Conexão DNIT – Ensino Médio, no canal da autarquia no YouTube, que irá abordar os programas educativos da Autarquia, como o Conexão DNIT.

Segundo o Dnit, o encontro virtual pretende mostrar a atuação da Autarquia com relação à promoção de um trânsito seguro. Dentre os temas a serem abordados, estão o Novo Ensino Médio (NEM), Temas Contemporâneos Transversais e a Educação no contexto das transformações digitais.

De acordo com o Dnit, um dos vários programas de educação para o trânsito do DNIT, o Conexão, disponibiliza material virtual paradidático, transversal, a professores da Rede de Ensino Pública e Privada do Ensino Fundamental, mediante cadastro no Portal (https://servicos.dnit.gov.br/conexao/#/).

O programa é gratuito, simples de ser manejado e pode ser baixado por meio de plataforma web ou aplicativo mobile. Foi elaborado em parceria com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Convidados especiais

Além do engenheiro Julio Cesar Donelli Pellizzon da Coordenação de Multas e Educação para o Trânsito do Dnit, o evento virtual terá a participação de Everaldo Valenga Alves – coordenador-geral de Educação e Saúde para o Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito; Flávio De Mori – professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do LabTrans (Universidade Federal de Santa Catarina) e Eduardo Deschamps – professor da Universidade de Blumenau e integrante do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.

Segundo Everaldo, os desafios para um trânsito mais seguro passam pelo entendimento de como as atuais e futuras gerações irão aprender num contexto de transformações digitais com mudanças cada vez mais rápidas. Ele destaca dois grandes desafios: tornar atrativo os temas voltados ao trânsito, fazendo com que os jovens queiram aprendê-lo, e facilitar a vida dos professores, com ferramentas que permitam uma transmissão adequada e sem sobrecarga. No fundo, precisamos trabalhar o trânsito de tal forma que todos entendam a razão de seus impactos, assim como já se vem trabalhando com outros temas transversais.

Júlio Cesar completa, a educação para o trânsito é uma prioridade para a Autarquia e o Conexão DNIT foi pensado justamente para facilitar a vida do professor, propiciando a abordagem do tema trânsito de maneira transversal conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os materiais são disponibilizados de forma gratuita. Estamos com tudo pronto para auxiliar o professor na utilização dos materiais voltados para o Ensino Fundamental. Concomitantemente, o DNIT trabalha no desenvolvimento da metodologia voltada para o Ensino Médio, já considerando as novas diretrizes estabelecidas pelo MEC para o Novo Ensino Médio.

Serviço:

Webinar Conexão DNIT – Ensino Médio

Data: quarta-feira (22)

Horário: 15h30

Local: Plataforma DNIT no youtube

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui