Finalização das obras deixa tráfego restrito em sistema Pare/Siga nesta quinta-feira (02/06) entre 6h e 10 h.

Recuperação incluiu um complexo sistema de drenagem do maciço
O fluxo de veículos na altura do km 25, próximo a Alexânia, na BR-060 será totalmente liberado na próxima quinta-feira (02/05) às 10 horas. O diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot e o superintendente regional, Alfredo Soubihe Neto estarão no local, conferindo o trabalho de recuperação da pista realizado.

Antes da liberação da nova pista, o trecho terá tráfego restrito com sistema “Pare/Siga” das 6h às 10h. Segundo a Superintendência Regional do DNIT-GO/DF a interdição será necessária para conclusão da sinalização.

O tráfego de veículos na altura do km 25 operava por meio de desvios desde 28 de dezembro. Naquela ocasião, devido às fortes chuvas, a pista sofreu uma erosão, que causou o rompimento de mais de 200 metros da pista no sentido DF-GO.

Decretada a emergência, as obras iniciaram em janeiro, com conclusão prevista em 180 dias. Primeiramente foi realizada a drenagem do maciço, por meio de quatro tipos de drenos diferentes, longitudinais e transversais. Em seguida, foram executadas a complementação do aterro, a camada de rolamento, a pavimentação e a sinalização adequada do trecho.

A liberação do tráfego no km 25 da rodovia que liga Brasília a Goiânia, um mês antes do prazo contratual, foi garantida pelo Governo Federal que investiu R$ 10 milhões na obra de recuperação.

A BR-060 existe há 50 anos. O local onde ocorreu o desmoronamento de aterro (km 24,8 – sentido Brasília-Alexânia), no dia 27 de dezembro/2010, foi duplicado em 2000. Cinco dias após a ocorrência, (01/01/2011), o fluxo na rodovia foi viabilizado por meio de dois desvios paralelos.