O asfalto da BR 429 deverá ser concluído até o final deste ano em Costa Marques. Dos 40 quilômetros que compreendem o lote 4, entre o distrito de São Domingos e a área urbana de Costa Marques, 20 quilômetros estão totalmente pavimentados desde o início deste ano. Com o fim das chuvas, a empresa CCM, que faz parte do consórcio executor da obra, retomou os serviços e finalizou no mês de agosto o revestimento do pavimento em TSD (Tratamento Superficial Duplo), camada de asfalto mais fina aplicada nos 12 metros que compreendem o eixo da rodovia e o acostamento.

Na semana passada, a empresa começou a aplicação da última camada asfáltica em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) no eixo principal da estrada. A previsão da construtora é terminar essa pavimentação até o final deste mês. Logo depois, o consórcio começa os trabalhos de execução da drenagem composta de valetas, drenos, sarjetas, caixas coletoras e a sinalização de todo o trecho.

A pavimentação da BR-429 é uma obra de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e vem sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com valor inicial estimado de quase R$ 40milhões, a previsão de conclusão da implantação e pavimentação dos 40 quilômetros que compreendem o lote 4, é até o final deste ano. Com a conclusão da obra, a região sairá da conhecida situação de isolamento, principalmente na época das chuvas. Além do desenvolvimento socioeconômico, a pavimentação também vai estimular o turismo ecológico e histórico no Vale do Guaporé.