Esta semana o Diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Saul Sastre, e a Superintendente de Transporte de Cargas do Departamento, Iara Reis, estiveram em São Paulo para participação no Simpósio Técnico sobre Transporte de Cargas Especiais e Autorização Especial de Trânsito (AET). O evento foi organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (Sindipesa), atendendo à solicitação feita por Sastre.

Além dos representantes do Daer, estiveram presentes no debate autoridades dos Departamentos de Estradas de Rodagem de São Paulo e do Paraná, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Minas Gerais (DNIT/MG), da Polícia Rodoviária Federal, além de profissionais ligados a empresas da área de transportes.

O objetivo principal foi dar início às discussões para efetivar a uniformização dos procedimentos para o transporte de cargas especiais entre Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O Vice-Presidente Executivo do Sindipesa, João Batista Dominici, salientou que esta ação irá simplificar os procedimentos, aumentar a segurança, reduzir os prazos para obtenção de AET’s e também os custos de travessia.

Futuramente será elaborada uma minuta de portaria estabelecendo as condições mínimas de segurança para o transporte de cargas excedentes, que possa ser utilizada como base na construção de normas específicas, contemplando as especificidades locais de cada órgão.

Saul Sastre analisa a importância da elaboração de um conceito único de transporte entre os estados para o país. “O Brasil vive um momento ímpar de desenvolvimento e os Estados devem ser facilitadores deste processo. Isso se consegue com uma gestão eficiente, através de pessoas, de processos bem planejados e técnicas inovadoras.”

DTR realizou visitas técnicas ao DER-SP e à Transdata

Na viagem a São Paulo, Saul Sastre e Iara Reis aproveitaram para conhecer os detalhes operacionais do DER-SP e da empresa Transdata Movimentação de Cargas Complexas.

“O Der emite cerca de 600 AET´s por dia, o que é um número muito expressivo. Eles ainda possuem um grupo próprio especializado em fiscalização de cargas. A Transdata é uma empresa com grande experiência no mercado e que atende também ao Rio Grande do Sul. Conhecer a realidade dos locais, suas principais dificuldades e principais êxitos ajuda a aprimorar os serviços prestados pela DTR”, explica Sastre.

No Der/SP, Saul e Iara foram recepcionados pela Diretora de Tráfego do Departamento, Vânia Torquato Sobrado. Quem apresentou os processos efetuados na Transdata foram Albino Roberto Leite, gerente operacional da Transdata, e João Batista Dominici, Vice-Presidente Executivo do Sindipesa.