Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) estarão no dia 27 (quinta-feira), em Cambé, para analisar os pontos onde serão construídas passarelas na PR 445, que está sendo duplicada, entre Londrina e Cambé. A vistoria, que será pela manhã, vai servir para discutir com a comunidade se há necessidade de alterar alguma das três passarelas em Cambé, previstas em projeto.

“O DER recebeu um pedido para que houvesse a mudança das passarelas. O Estado vai analisar o pedido e também verificar se os locais são apropriados e atendem o maior número possível de pessoas, evitando que cruzem pela rodovia”, disse o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior. O pedido de mudança foi solicitado pelo deputado estadual Gilberto Martins.

O diretor-geral do DER disse que a obra de duplicação da PR 445 prevê a construção de cinco passarelas, sendo que duas são em Londrina e as demais em Cambé. A escolha dos locais das passarelas, feitas em parceria com as prefeituras locais, foi feita para atender os locais mais populosos ou com grande adensamento de comércio. A intenção é que evite-se que os pedestres cruzem a rodovia, que será duplicada e terá marginais.

Sobre as obras de intervenção viária, o governo também estabeleceu diálogo com os municípios, como a construção de viadutos. O diretor-geral explica que os locais das obras levaram em conta a influência da rodovia na cidade e ações quem melhorem a mobilidade nos dois municípios.

Durante a conversa com o deputado Gilberto Martins, os técnicos do DER informaram ao parlamentar da impossibilidade de mudar a localização do viaduto na Rua Marechal Deodoro para a Rua Marechal Floriano, ambas em Cambé. A mudança implicaria na necessidade de desapropriação e também de mudança de projeto, o que atrasariam a obra e também aumentaria o custo da duplicação.

DUPLICAÇÃO – O DER-PR está investindo R$ 95 milhões para duplicar 17 quilômetros desse trecho entre Londrina e Cambé. Além da duplicação, serão construídas passarelas, viadutos e trincheiras. Atualmente, as equipes trabalham na drenagem da rodovia (30% pronto) e na terraplenagem (65% finalizado), para alinhar o terreno. As equipes trabalham também na construção do viaduto da Avenida Dez de Dezembro. Neste ponto já foram erguidos os pilares e também serão construídas as longarinas no canteiro central.

“Essa obra é o que tem de mais moderno em engenharia atualmente. Queremos dar mais segurança aos usuários. Ela vai diminuir consideravelmente o número de acidentes do local. As questões técnicas são para atender melhor a população tanto de Londrina, quanto de Cambé”, disse o engenheiro do DER-PR, José Burigo Júnior.