O DNIT realiza nesta quarta-feira (27/06), às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Ipatinga, audiência pública para apresentar o projeto de duplicação da BR-381. A apresentação é a última exigência legal antes da licitação para a realização das obras. Ela é necessária para expor o projeto, sanar dúvidas sobre ele e ouvir sugestões a respeito do empreendimento.

A parte do projeto que será apresentada em Ipatinga se refere aos lotes 1, 2, e 3, que correspondem ao trecho que vai do entroncamento com a BR-116 em Governador Valadares (km 155,4) até o km 317 (próximo ao acesso a Santa Maria de Itabira).

Nesse trecho de 162 quilômetros de extensão a obra inclui, além da construção de uma nova pista, a restauração da pista atual. Prevê ainda a construção de 14 pontes, 4 túneis, 6 viadutos, passagens inferiores, passagens de gado e passarelas para pedestres.

Na quinta-feira (28/06) será a vez da comunidade de João Monlevade conhecer o projeto de duplicação, com detalhamento dos lotes 4, 5 e 6, que compreendem o trecho localizado entre o km 317 e São Gonçalo do Rio Abaixo. A segunda audiência será realizada na Prefeitura de João Monlevade, também às 14 horas.

Em maio deste ano, o DNIT realizou duas audiências públicas que apresentaram o projeto referente aos lotes 7 e 8, com detalhamento das obras previstas para o trecho de São Gonçalo do Rio Abaixo até a capital mineira. A duplicação será realizada com recursos do Governo Federal.