As máquinas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) seguem retirando lama e barro da PR 482 e da PR 477, na Região Noroeste do Estado, que foram destruídas pela forte enxurrada na última semana.

Na PR 482 está em andamento o levantamento topográfico para a elaboração do projeto e previsão do orçamento, seguido de licitação emergencial. Nesta estrada há um caminho alternativo pelas rodovias estaduais da região – de Nova Olímpia para Doutrina (PR-082), de Douradina para Maria Helena (PR-680) e de Maria Helena para Umuarama (PR-482). Nestes trechos há sinalização emergencial, além da já existente.

O levantamento topográfico também acontece PR 477. O quilômetro 36 está em meia pista. Os técnicos do DER estão avaliando a vazão da galeria existente. Se constatarem que é suficiente, será necessária apenas a recomposição dos aterros e da pavimentação. O trecho também recebeu sinalização emergencial.

Ainda na PR 477, houve interdição da pista na altura do quilômetro 29 em função da queda de barreiras. As equipes do DER estão retirando a terra da pista, que também passa por estudo topográfico para a elaboração do projeto visando a recuperação da rodovia. As equipes do Departamento de Estradas e Rodagem sugerem desvio na entrada do quilômetro 29 da PR 477, de Cruzeiro do Oeste para se chegar à Nova Olímpia. Este desvio provisório tem 3 quilômetros de estrada rural não pavimentada. O trecho também recebeu sinalização emergencial.