Cariocas que aproveitaram o feriadão de Corpus Christi longe do Rio devem enfrentar hoje longos congestionamentos na volta para casa. Motoristas precisarão ter paciência nas principais estradas de acesso à cidade. A principal dificuldade será para os que estiverem retornando da Região dos Lagos e da Costa Verde (Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e cidades próximas). O novo serviço O DIA 24 Horas (www.twitter.com/odia24horas) vai informar a cada minuto, em tempo real, as condições do trânsito.

O Batalhão de Polícia Rodoviária vai atuar com 218 policiais militares em regime de escala fazendo monitoramento, com apoio de 88 viaturas e seis motocicletas, um reboque e dois caminhões para recolhimento de animais. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) estará com equipes de apoio e emergência fiscalizando irregularidades no trânsito. Motoristas não devem pegar o acostamento para fugir de engarrafamentos. Fiscais do DER vão monitorar as vias com computadores de mão e pistolas que medem a velocidade dos veículos que trafegam acima do limite.

Blitz virtual

Motoristas que estiverem com carteiras de habilitação vencidas ou excesso de multas serão identificados por um computador portátil capaz de multar veículos sem licenciamento anual, carros com placas clonadas, com pedidos de busca e apreensão e IPVA atrasado. Os veículos serão levados para pátios nos municípios de Búzios e Araruama. A operação termina amanhã ao meio-dia.

Lei Seca a partir das 20h

O coordenador-geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, avisa que 60 agentes atuarão hoje em blitzes em 3 importantes estradas do estado, cujos nomes não foram revelados.

As fiscalizações vão começar às 20h e se estenderão até de madrugada. Ao todo, de quinta-feira até amanhã, 32 operações terão sido desencadeadas. O balanço só será divulgado nesta segunda-feira. “Esperamos que nossos esforços em preservar vidas não sejam em vão”, comentou o major Andrade.

De 19 de março de 2009 até a madrugada de ontem, 507.367 motoristas foram abordados pelos agentes, sendo que 88.611 foram multados e 38.172 tiveram a carteira apreendida. Nesse período, foram 475.234 testes com o bafômetro. Do total, 4.463 condutores sofreram sanções administrativas e 1.617, criminais. Quem for pego dirigindo alcoolizado ganhará 7 pontos na carteira, será multado em R$ 957 e terá a habilitação apreendida.