ESTUDOS

Primeira pesquisa do SOS Estradas sobre faixas refletivas

Foram avaliados 506 veículos entre caminhões e ônibus, que estavam em pontos de parada de sete estados brasileiros. Todos os motoristas entrevistados foram a favor da utilização das faixas. No caso dos ônibus 90% estavam com as faixas em dia , já nos caminhões a média caiu para 52%. Dos motoristas entrevistados apenas 31% reconheceram que foram fiscalizados em algum momento pelas polícias rodoviárias federal e estaduais.  Além da pesquisa o SOS Estradas apresentou várias sugestões importantes para ampliar a utilização das faixas, intensificar a fiscalização e aprimorar a legislação. Clique aqui e acesse a pesquisa

Estudo: 1.000 acidentes mortais com caminhões

O SOS Estradas realizou pesquisa inédita com a análise de 1.000 (mil) acidentes rodoviários com participação de caminhão ou carreta, com vítima fatal e registrados pela imprensa entre os dias 01 de novembro de 2015 e 11 de fevereiro de 2017, por grandes veículos de comunicação. O levantamento, que não teve a preocupação de identificar os culpados, permitiu identificar que 50% dos ocupantes de caminhão morrem em acidentes sem o envolvimento de nenhum outro veículo. Outros 32% morrem em acidentes com participação apenas de caminhões. Apenas 18% dos ocupantes de caminhão morrem em acidentes com outros veículos. Por outro lado, em 363 acidentes envolvendo 1 caminhão e 1 automóvel morreram 17 ocupantes de caminhão e 605 ocupantes de automóvel. Média de 1 ocupante de caminhão morto para 35 ocupantes de automóveis, sete (7) vezes maior que a americana onde essa proporção é de 1 por 5. Clique aqui para acessar o estudo.

Estudo: “A importância social e econômica dos pontos de parada no Brasil” – SOS Estradas

Os pontos de parada de rodovia são essenciais na logística do transporte rodoviário de cargas, passageiros, no desenvolvimento da indústria de viagens e na redução de acidentes, por serem o local de descanso de todos os usuários de rodovia. Para avaliar sua dimensão e importância no desenvolvimento do país, o  SOS Estradas produziu um estudo inédito, intitulado: A importância sociale econômica dos pontos de parada no Brasil” .

No Brasil existem pelo menos 2.802 pontos de parada com vagas para o estacionamento de carretas. Os quais disponibilizam pelo menos 158 mil vagas, ocupando uma área equivalente ao estado do Sergipe. Investimento equivalente a R$ 2,7 bilhões de capital próprio, somente em estacionamento, sem contar o valor dos terrenos e dos demais serviços.

Os pontos de parada com estrutura para atender motoristas profissionais representam investimento de mais de R$ 21 bilhões dos proprietários de postos de combustível. Gerando faturamento mensal, somente em venda de combustível de mais de R$ 5 bilhões. Em termos de empregos diretos são aproximadamente 187 mil e na soma com os indiretos superam os 589 mil postos de trabalho gerados em todo país, principalmente no interior. Sem contar os milhares de pontos de parada que atendem automóveis e ônibus mas que não mantém vagas no estacionamento para carretas e que não fizeram parte deste estudo.

Em comparação com o setor de concessionárias de rodovias, 21 redes de pontos de parada de rodovia proporcionam emprego direto para 27.067 pessoas, enquanto as 21 maiores concessionárias de rodovias oferecem 11.830 empregos diretos.  Apesar disso, Governo, imprensa e sociedade, desconhecem a dimensão e contribuição social dos nossos oásis das rodovias, mantidos por verdadeiros bandeirantes modernos. Na maioria das cidades brasileiras do interior a rodovia é a principal avenida e o ponto de parada o maior gerador de empregos.

O estudo do SOS Estradas está disponível gratuitamente e pode ser acessado, distribuído, incorporado a outros portais e veículos de comunicação, desde que respeitados os direitos autorais. Clique aqui para ter acesso ao estudo.

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As Drogas e os Motoristas Profissionais – SOS Estradas – Coordenação – Rodolfo A. Rizzotto – Janeiro/2015 – Pressionados pelo excesso de jornada e baixa remuneração, muitos caminhoneiros brasileiros e até de ônibus estão caindo na armadilha das drogas. Em alguns tipos de transporte a estimativa é de que 50% dos motoristas já façam uso regular de drogas.  O trabalho mostra a quantidade de estudos científicos que já existem sobre o tema no país, além de inúmeras matérias de grande repercussão da imprensa. E faz um alerta sobre as consequências do uso de drogas por motoristas profissionais, ao revelar que muitos profissionais ficam dependentes das drogas, colocando em risco a vida de todos os usuários das rodovias, e ainda são cooptados pelos traficantes para transportar e até vender drogas. Para baixar o estudo gratuitamente, clique aqui

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Outros estudos selecionados pelo SOS Estradas para que você aumente seu conhecimento sobre rodovias e segurança nas estradas:

– Estudo da FIESC revela que apenas 17% das obras previstas na BR-101/SC Norte foram executadas

Título: Análise Expedita do Eixo Rodoviário das BRs-101/SC e 376/PR – entre a Divisa Interestadual SC/RS e São José dos Pinhais (BR.116/PR -Contorno Leste de Curitiba)

Clique aqui para ter acesso ao estudo  :

– SOS Estradas realiza estudo que demonstra existir pontos de parada para o cumprimento da Lei 12.619/12 (A lei do tempo de direção)

Título: Pontos de Parada no Brasil 

Clique aqui para ter acesso ao texto e estudo.