A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vai realizar audiência pública sobre problemas na execução dos contratos de concessão de rodovias. A data do debate ainda será definida.

O deputado Ademir Camilo (PDT-MG), que sugeriu a audiência, argumenta que a população tem sido refém dos grandes congestionamentos nas estradas, em razão do aumento de fluxo de automóveis, da falta de infraestrutura das rodovias e dos acidentes de trânsito.

Além disso, diz Camilo, os valores de pedágio sobem, enquanto os investimentos no setor caem. “Isso acontece porque os acordos pioneiros foram firmados em tempos de economia estagnada e eram considerados de risco”, disse.

Serão convidados para o debate o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot. Também deverão participar representantes de concessionárias e um integrante do Tribunal de Contas da União (TCU).