O órgão regulador de segurança no tráfego dos EUA (NHTSA-National Highway Traffic Safety Administration)determinou a extensão do recall de picapes do modelo F-150 da Ford Motors para cerca de 1,2 milhão de veículos. Em fevereiro, a fabricante já tinha feito o chamado para outras 144 mil unidades.

Os proprietários de modelos 2004, 2005 e 2006 devem ser convocados em maio para corrigir uma falha no air bag, que pode ser disparado de forma inesperada, com possível risco para o motorista. Um fio do equipamento pode ter sido posicionado incorretamente no processo de fabricação, gerando risco de curto-circuito.

De acordo com a agência reguladora, a Ford aceitou estender o recall a todas as F-150 no começo desta semana. No primeiro recall, a fabricante tinha dito ao órgão que uma chamada a todos os proprietários não se justificava.

A picape da série F da Ford é o veículo de maior venda da empresa na América do Norte e a F-150 responde por 60% desses negócios. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o modelo não é comercializado no Brasil e, por isso, o recall não afeta o país.