Dando sequência a uma série de atividades que se iniciaram na segunda-feira (16), o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) realizou manifestações ontem, terça-feira (17), em algumas rodovias do Rio Grande do Sul. Os protestos fazem parte da Jornada Nacional de Lutas, que cobra mais agilidade na Reforma Agrária. Segundo Cedenir de Oliveira, da coordenação nacional do MST, as ações neste mês de abril, que se espalham pelo país, ainda lembram os 21 integrantes do movimento assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em uma operação militar em 1996.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, manifestantes divididos em dois ônibus e alguns carros bloquearam a praça de pedágio em Eldorado do Sul, na BR-290. De acordo com a concessionária que administra a rodovia, a Concepa, o protesto gerou uma fila de cerca de 1 quilômetro de congestionamento. No entanto, não houve registro de maiores problemas. O bloqueio durou das 8h40 até pouco depois das 9h.

No Norte do estado, cerca de 200 pessoas protestaram em Pontão, das 8h às 8h20. Em Trindade do Sul, o mesmo número de manifestantes bloqueou o km 64 da ERS 324. De acordo com Cedenir de Oliveira, outros municípios devem organizar atividades ainda nesta terça.