O Ministério da Justiça quer saber se o recall de 1,8 milhão de veículos Kia e Hyundai nos Estados Unidos anunciado na quarta-feira, 3 (leia aqui), também atinge modelos das duas marcas coreanas já vendidos no Brasil. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao MJ, encaminhou na sexta-feira, 5, notificação às empresas importadoras Caoa e Kia Motors do Brasil, solicitando esclarecimentos sobre o chamado.

Nos Estados Unidos, o motivo da campanha de recall foi o defeito encontrado em um sistema eletrônico que pode causar mau funcionamento das luzes do freio, piloto automático, botão de ignição e impedir que a alavanca de câmbio saia da posição “P” (estacionamento), além da possibilidade de funcionamento incorreto do alerta de controle da estabilidade.

O recall soma 1,05 milhão de unidades de sete modelos da Hyundai e outros 623,6 mil de seis carros da Kia, fabricados entre 2007 e 2011. Os Hyundai envolvidos são Accent e Tucson (2007-2009), Elantra (2007-2010), Santa Fé (2007-2011), Veracruz (2008-2009), Genesis (2010-2011) e Sonata (2011). Os Kia são Optima (2011), Rondo (2007-2010), Sedona (2007), Sorento (2007-2011), Soul (2010-2011) e Sportage (2007-2010).

“Conforme estabelecido por recomendação do Grupo de Estudos Permanentes de Acidente de Consumo, para garantir o direito à informação também aos consumidores brasileiros, os representantes nacionais de fornecedores estrangeiros devem comunicar às autoridades brasileiras competentes sempre que produtos ou serviços objeto de recall no exterior não atingirem o mercado brasileiro”, diz a nota da Senacon distribuída no fim da tarde de sexta-feira.