A cada três dias, pelo menos um acidente é registrado na chegada a Ubatuba pela Oswaldo Cruz (SP-125) – que liga Taubaté ao litoral norte. Neste ano, entre janeiro e abril, a Polícia Rodoviária Estadual registrou 35 acidentes. Os moradores de cinco bairros, cruzados pelo corredor, reclamam da falta de segurança para trafegar no trecho.

No começo do último mês um motociclista morreu no trecho, na altura do Km 86. Para acessar os bairros, os motoristas atravessam ou até mesmo param na pista.Para agravar a situação, não há sinalização nos cruzamentos.
“Há falta de sinalização para ciclista, para motorista, enfim, para todos. Essa é a grande causa de acidentes nas entradas do bairro”, disse Valteir Pinheiro, presidente da associação de bairro.
Na maior parte do trecho há ciclovia, mas não existem calçadas para a circulação de pedestres. Em outro trecho, o recuo de parada do transporte público invade a ciclovia.

“O pedestre ou passageiro que está entrando dentro do ônibus, a bicicleta pega ele ou ás vezes a biocicleta bate na traseira do ônibus porque não pode vir para a rodovia porque tem carro passando”, disse o empresário Reinaldo Rubens.

Segundo os moradores e motoristas, um outro problema é uma lombada no Jardim Califórnia que teria sido construída com um desnível, o que facilita a ocorrência de acidentes. “Quando você passa no começo dela, a moto dá um tranco, levanta e bate de uma vez. Aí quem não tem experiência derrapa e cai”, disse o motociclista Santos Lopes de Souza.

Na última semana, uma motociclista de 21 anos morreu no local. Ela estava indo para o trabalho quando sofreu um acidente. O pai da jovem diz que ela perdeu o controle da moto ao passar pelo obstáculo. “Quando ela subiu na lombada, com o tranco que deu, o pé dela escapou e ela caiu para o lado direito, indo parar com a moto embaixo da carreta”, afirmou.

Há quatro anos, os moradores já haviam enviado um documento para a prefeitura solicitando melhorias no trecho. Desta vez eles estão reunindo assinaturas que serão encaminhadas ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER).