As péssimas condições das rodovias estaduais do Mato Grosso já foram motivos de mobilizações. Na MT-320 usuários revoltados chegaram a plantar bananeiras nos buracos da rodovia em forma de protesto. A estrada que liga Alta Floresta a Colíder, pelas MTs 208 e 320, os usuários convivem com duas situações antagônicas. A partir de Alta Floresta, no sentido ao município de Carlinda os motoristas enfrentam o arriscado desafio de desviarem dos enormes buracos e valetas.

A MT-208 recebeu obras de recapeamento asfáltico, a obra, conforme a placa,foi orçada em 3 531.282,93, e mais um aditivo no valor de R$ 882.763,27, correspondente a 24,74% do valor do contrato a preços iniciais, chegando a valor de 4,4 milhões . O recapeamento feito há pouco mais de quatro meses começou a se desintegrar: no toque das mãos é possível ver grandes lascas se soltando. O percurso que deveria levar cerca de 30 minutos, atualmente está durando até uma hora para ser realizado.

O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB), ao ser questionado sobre a qualidade das obras de recapeamento asfáltica da MT-208, onde o asfalto foi arrancado com as mãos, foi taxativo: alegou falta de projeto.

“Nós temos uma grande dificuldade, que é arrancar esse asfalto antigo da 320 e 208, tá um caos, olha, tem que fazer projetos, as vezes se culpa a empresa, mas não ouve o que está no projeto. O asfalto de Paranaíta, fizeram o asfalto sem projeto. O asfalto da 325 que vem pra escola agrícola, fizeram sem projeto. Então se tem que fazer o projeto, e o projeto é demorado é moroso”, justifica Romoaldo Junior.

Júnior relembra que o volume de serviço que está ocorrendo na MT-208, nunca ocorreu na região. “Eu tenho acompanhado passo a passo essas obras. E tenho certeza que o grande sonho da região, a pavimentação da MT-208 e também da 206 ate Paranaíta, sem dúvida nenhuma vai acontecer”, afirmou o deputado.

Mas o deputado se contradiz. Em uma entrevista veiculada na Radio Floresta ele disse que além de recuperar os trechos que estão apresentando problemas mesmo antes da inauguração, a empresa irá responder pelos problemas encontrados. “Não podemos permitir isso, você nem terminar uma obra e ela já apresentar problemas, tem que se reestruturar e encontrar soluções para os problemas tem que se fazer uma boa sub-base, drenagem e outros mecanismos, pois estamos em uma região que chove muito”, disse.

A rodovia, MT-320, já tem mais de 30 anos e por ela é escoada a produção de vários municípios do Nortão, como Colíder, Alta Floresta, Carlina, Nova Canaã, entre outros. O asfalto foi se deteriorando ano a ano e hoje encontra-se em estado lastimável. No início de julho foi anunciado a retomada das obras de recuperação.