Pedágio, na Freeway, deve voltar com gestão da EGR

Postado dia 18/7/2018 | Tags:, , , , , , , | 0 comentário

O governo do estado está solicitando ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que a freeway seja administrada pela EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) até a nova concessão. Caso isso ocorra, o pedágio voltaria a ser cobrado nas praças entre a capital e o litoral.

Especula-se que o valor da tarifa seja a metade do último valor cobrado pela antiga concessionária. Quando encerrou as atividades, no dia 4 passado, a Triunfo Concepa cobrava R$ 3,50 em Gravataí e R$ 7,10 em Santo Antônio da Patrulha.

Além da cobrança do pedágio, a EGR ficaria também responsável pela manutenção das pistas e de prestar socorro médico no trecho entre a Ponte do Guaíba e Osório. Desde que o contrato de concessão terminou, as prefeituras dos municípios cortados pela rodovia têm tido problemas para realizar os atendimentos de emergência no local.

Advogado especialista em concessões e um dos responsáveis pela criação da EGR no governo Tarso Genro, João Victor Domingues diz que legalmente a estatal gaúcha não pode assumir a freeway. “O próprio governador Sartori alterou a legislação da EGR,  Estabelecendo que ela pode administrar somente rodovias estaduais.”

A licitação para a nova concessão já está em andamento. Uma nova empresa deve assumir a freeway em fevereiro.

Fonte: www.metrojornal.com.br

 


Notícias Relacionadas




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *