O número de mortes no trânsito aumentou 50% nas estradas federais em comparação com o mesmo feriado de 2009. Em relação ao ano passado, também foi registrado aumento de 12,31% no número de acidentes. O balanço dos cinco dias da Operação Especial Finados, da Polícia Rodoviária Federal, foi divulgado nesta quarta-feira.

Foram registrados 310 acidentes com 573 veículos, 188 feridos e nove mortes. A quantidade de feridos ficou praticamente inalterada. De acordo com a PRF, o aumento nestes índices pode ser justificado pelo fato de o feriado prolongado deste ano ter tido um dia a mais do que em 2009. Mas a imprudência e a falta de cuidado das pessoas no trânsito continuam sendo determinantes para números tão negativos.

Uma questão que chamou a atenção foi a embriaguez ao volante. A PRF fez 534 testes de bafômetro. Destes, 31 motoristas embriagados foram autuados no valor de R$ 957,69 e terão suspenso o direito de dirigir por 12 meses. Do total, 11 condutores, além de multados, foram presos com base na Lei Seca.

Entre os acidentes com vítimas fatais está o que matou Elcio Renato Brandt, 19 anos, por volta de 20h20min de terça-feira, na AC-101, conhecida como Transbeto, em Penha.

O jovem era motorista de um Renault Clio com placas de Gaspar e seguia em direção à BR-101, com outros quatro ocupantes, quando bateu na traseira de um Ford Fiesta. Elcio teria perdido o controle da direção. De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Penha e Piçarras, o veículo atravessou quatro pistas, capotou várias vezes e depois caiu de uma altura de aproximadamente 15 metros.

O motorista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Gisiele Petriaske, 18 anos, está em estado grave no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Ela teve traumatismo craniano e hemorragia interna. Um outro rapaz teve ferimentos leves. Os jovens contaram aos bombeiros que o motorista bebia uísque no momento do acidente. Foram encontradas garrafas da bebida no carro.

Quase 4 mil veículos fiscalizados

Em todo o Estado, 3.845 veículos foram fiscalizados nas rodovias federais. Destes, 1.787 foram multados, 156 retidos e 54 motoristas tiveram a carteira de habilitação detida.

Os radares também foram empregados para fiscalizar o excesso de velocidade durante o feriado prolongado. Somente na BR-101 foram realizados 6.264 flagrantes.

Além da preocupação com o trânsito, a PRF prendeu sete pessoas por crimes diversos. Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, duas mulheres foram presas — uma delas de nacionalidade paraguaia — por tráfico de drogas. Cada uma transportavam pouco mais de dois quilos de cocaína no interior de um ônibus que seguia viagem com destino à Porto Alegre.