A Rodovia Ayrton Senna (SP-070) receberá uma faixa adicional de 11quilômetros no trecho de Mogi das Cruzes, na pista sentido Capital. A obra, que deverá ser iniciada no próximo ano, tem custo estimado em R$ 17,8 milhões e deverá melhorar o acesso à estrada, no entroncamento da Rodovia Mogi-Dutra (SP-88).

Os serviços fazem parte de um amplo pacote de melhorias da malha viária paulista, previsto na segunda etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado, e é uma obrigação contratual da concessionária Ecopistas, que administra a estrada pedagiada desde o ano de 2009. A estimativa é de que os serviços tenham duração de 36 meses e sejam concluídos em 2015.

A faixa adicional da Ayrton Senna será instalada entre os quilômetros 45 e 56, no sentido São Paulo, beneficiando quase todo o trecho mogiano da estrada, que tem 13,8 quilômetros de extensão, entre os kms 43,5 e 57,3. A obra será iniciada praticamente no entroncamento com a Mogi-Dutra, que fica localizado no km 45,3. A partir daí, a pista terá 11 km de alargamento, melhorando o trânsito para o mogiano que segue sentido Capital.

Quando o projeto estiver pronto, os motoristas que deixarem a SP-88 passarão a encontrar cinco faixas de rolamento, e mais as quatro existentes atualmente. A medida também deverá beneficiar o paulistano que pega a Mogi-Bertioga no retorno das viagens ao Litoral Norte, especialmente nos feriados prolongados, quando o tráfego fica bastante saturado.

Além da faixa adicional, as obras previstas para o trecho mogiano da Ayrton Senna ainda vão incluir o alargamento de dois viadutos localizados nos quilômetros 46,2 e 51,3. O primeiro deles dá acesso à estrada vicinal Caracol, nas proximidades do loteamento Capelinha, e o segundo fica no retorno operacional da Ecopistas. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Ecopistas não há previsão de melhorias para o lado contrário da pista, no sentido São Paulo/Mogi das Cruzes. Segundo o órgão, a obra foi definida pelo próprio Estado, no contrato de concessão da rodovia, assinado em junho de 2009.

As obras serão executadas pela própria concessionária. De acordo com a assessoria de Imprensa da empresa, a previsão é de que as obras tenham início em junho de 2012 e término em junho de 2015. Apesar de questionada, a concessionária não fornece os valores das obras. Porém, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que apenas o trecho mogiano receberá cerca de R$ 17,8 milhões em investimentos.

A Ayrton Senna ainda deverá receber várias outras obras no trecho de Guarulhos, com investimentos bem mais expressivos, da ordem de R$ 220 milhões. De acordo com a Ecopistas, serão implantadas pistas marginais na rodovia, que contemplarão os dois sentidos da estrada. As novas pistas serão instaladas entre os km 11,7 e 26 na região entre São Paulo e Guarulhos, no sentido Interior, e entre os km 26 e 19, no Município de Guarulhos, no sentido Capital. Ainda haverá intervenções no Trevo dos Pimentas, localizado na altura do km 26, também em Guarulhos. A obra prevê a readequação viária do trevo e a construção de um novo viaduto.