A região Sudoeste será contemplada com investimentos de R$ 130 milhões em obras rodoviárias. O Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas (PERC), executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vai investir R$ 110 milhões para atender toda a malha viária da região. O restante dos recursos – R$ 16 milhões para obras de pavimentação poliédrica e R$ 4 milhões em massa asfáltica – será aplicado pelos municípios por meio de convênio com o Estado.

“Com essas intervenções estamos mantendo o patrimônio público e facilitando a mobilidade”, destacou o diretor de Operações do DER, Paulo Melani. O PERC compreende três subprogramas, e investirá R$ 841 milhões em todas as rodovias estaduais nos próximos dois anos. “Com esse programa o governo cobrirá com obras de recuperação e manutenção toda a malha pavimentada do Estado, garantindo melhores condições para o transporte de cargas e ampliando a segurança de todos os que trafegam pelas rodovias paranaenses”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

O primeiro segmento do programa está voltado para a conservação de pavimentos, com investimento de R$ 291 milhões. O segundo refere-se à conservação e recuperação descontínua, com investimento de R$ 410 milhões na melhoria do estado do pavimento. E a terceira parte está destinada à conservação da faixa de domínio, com investimento de R$ 140 milhões.

MAIS RECURSOS – Outros recursos, da ordem de R$ 19,5 milhões, serão aplicados em programas de recuperação e modernização da malha estadual, dirigidos especificamente para o setor de segurança e sinalização rodoviária, informa o diretor do DER.

Também estão previstos recursos para a recuperação de pontes, patrulhas rodoviárias e outros projetos para atender situações particulares das estradas paranaenses. O investimento em todos os programas chega a R$ 1,253 bilhão.

O DER acompanhará os serviços contratados para garantir o cumprimento dos contratos de restauração e conservação de rodovias. Uma série de encontros com os técnicos do órgão está em andamento, com o objetivo de padronizar procedimentos de fiscalização e aprimorar a gestão das licitações, contratos e obras.

FISCALIZAÇÃO – Paulo Melani destaca que a padronização e o aumento da fiscalização dos trabalhos visam reduzir o impacto ambiental das obras, “além de garantir que o DER operacionalize o trânsito rodoviário no Estado de modo mais econômico, seguro, e com maior conforto para todos os usuários”.

As obras do PERC vão restabelecer a segurança nas estradas do Paraná, diz Melani. “Isso vai contribuir para a chegada de novos investimentos nos setores agrícola e industrial”, acrescenta, lembrando que nos últimos 14 meses já foram confirmados investimentos privados de R$ 16,5 bilhões no Estado.