Serão mais cem lombadas eletrônicas em rodovias estaduais – 30 delas já foram instaladas. Nas estradas federais serão 204 locais fixos de fiscalização de velocidadeOs governos federal e estadual vão aumentar a fiscalização nas rodovias com a instalação de 304 equipamentos de controle eletrônico de velocidade no Estado. Nas estradas estaduais, serão cem novos radares e lombadas eletrônicas. Nas BRs, haverá mais 204. O investimento total é de R$ 240 milhões.

O Dnit justifica a instalação como uma medida para aumentar a segurança dos usuários de rodovias federais. Além disso, a ação está baseada em dados da Conferência Global sobre o Uso da Tecnologia para Aumentar a Segurança nas Rodovias, realizada em Moscou em 2009, reduzir a velocidade em 1% leva a uma diminuição de 2% no número de feridos leves, 3% menos feridos graves e 4% menos mortos.

Na outra ponta, o número de multas deve disparar. O total de radares será quase 30 vezes maior dos que estão operando hoje. Em 2010, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) contabilizou 729.498 infrações de trânsito por fiscalização eletrônica. O alto índice foi registrado apenas com 12 radares móveis, usados pelas Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar Rodoviária (PMrv).

Nas estradas estaduais, os motoristas devem ficar atentos porque 30 radares fixos já foram instalados e outros 70 devem começar a funcionar nos próximos meses. O valor do investimento foi de R$ 21 milhões. a empresa vencedora foi a Bercoms. O edital foi lançado em 2006, e por causa de uma disputa judicial, encerrou em dezembro de 2010.

Além desses, há outras 52 lombadas eletrônicas em rodovias estaduais que estão desativadas desde 2006. Esses equipamentos pertencem ao Deinfra, que deve lançar uma licitação nos próximos meses para reativá-los.

O entendimento do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) é que o projeto dos radares visa à modernização do sistema de gerenciamento de trânsito e a reengenharia do gerenciamento e fiscalização de trânsito. Além disso, a assessoria do órgão explica que as rodovias estaduais terminam em vias urbanas, o que exige a instalação do equipamento para informar o condutor da velocidade permitida.

Nas BRs, instalação ainda não tem data

Nas BRs, a operação ainda não tem data definida. A instalação dos equipamentos no Estado faz parte do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade do governo federal. O processo de licitação, no valor de R$ 1, 4 bilhão para a instalação de 2.696 equipamentos no país, já foi concluído.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Dnit), após o órgão autorizar a instalação, as empresas têm 30 dias para instalar o equipamento. Após, esta instalação, é preciso aguardar a aferição dos órgãos de controle (Inmetro e outros órgãos estaduais) para começar a operar.

LUIS DUNKE
Diretor de Trânsito de Palhoça

“O Inmetro fará aferições, e os equipamentos começam a funcionar. Em todos os pontos foram feitos estudos técnicos, que justificam a necessidade das lombadas eletrônicas.”

240 milhões

de reais serão investidos pelos governos federal e estadual

729 mil

infrações de trânsito foram registradas por fiscalização eletrônica em Santa Catarina, no ano passado.

52 lombadas

eletrônicas estão inativas em SC desde 2006, porque o contrato de manutenção dos equipamentos venceu.