Para garantir ainda mais segurança nas rodovias, a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou o edital de contratação de um conjunto de equipamentos de fiscalização eletrônica. A abertura da licitação deverá ser realizada no dia 05 de dezembro, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), responsável por todo o processo.

“O Estado investe pesado em segurança no trânsito, desde a implantação do Programa Juntos Pela Vida, sempre visando segurança no trânsito. Esses novos equipamentos vêm para ajudar a cumprir com o planejamento do Governo do Espírito Santo em atingir as metas na redução de acidentes e de mortes”, frisa o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

O pacote do novo edital inclui a compra de cinco medidores de velocidade estáticos, que serão utilizados pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar em ações com o objetivo de reduzir o número de acidentes em razão do excesso de velocidade.

A licitação também inclui o aluguel de 32 radares com sistema OCR. Esses aparelhos são capazes de detectar se o veículo é roubado ou clonado. Ele registra a placa e busca informações em sites de órgãos oficiais, como Detran-ES e Polícia Militar.

Além disso, serão instalados mais redutores de velocidade eletrônica. Após a nova contratação, serão 250 faixas monitoradas. Hoje existem 180 faixas monitoradas, em rodovias estaduais, por todo o Espírito Santo.

O pacote com todo esse monitoramento deve custar cerca de R$ 13 milhões por ano, num prazo de cinco anos.