A Toyota anunciou ontem que irá pagar entre US$ 1,1 bilhão e US$ 1,3 bilhão (algo entre 2,25 bilhões a 2,85 bilhões de reais) como indenização aos proprietários de seus automóveis e dos modelos da Lexus nos Estados Unidos pelo mega-recall que atingiu as unidades de ambas as marcas nos anos de 2009 e 2010, devido a problemas involuntários que afetou o pedal do acelerador dos modelos equipados com transmissão automática.

Cerca de 16,3 milhões de proprietários deverão receber a indenização, e a quantia agrega ainda o custo da instalação de um novo controle para os freios e aceleradores de cerca de 2,7 milhões de carros e indenização para os vendedores das unidades após o anúncio do chamado de segurança.

No entanto, o valor da indenização, que se posicionará como um dos maiores da história da indústria automobilística, deverá sofrer um aumento e atingir os US$ 1,5 bilhão, já que James Selna, juiz responsável pelo caso, deverá revisar os termos hoje (sexta-feira, 28 de dezembro). A Justiça do Estado da Califórnia deverá combinar uma maior garantia para as peças envolvidas no recall para um período entre três e dez anos.

Ainda não se sabe se proprietários dos veículos atingidos de outros países, como o Brasil, receberão parte da indenização.