Trabalhos avançam no Lote 29 da BR-101 em Santa Catarina

Postado dia 8/1/2011 | | 0 comentário

Concentrado inicialmente em serviços de topografia, supressão de vegetação, montagem de canteiro de obras e na mobilização de operários e equipamentos, o DNIT atua em duas frentes de trabalho na continuidade das obras de duplicação do Lote 29, localizado entre Araranguá e Sombrio, km 409 e km 437, da BR-101/SC Sul.

Na primeira frente de obras, são realizados serviços de pavimentação no trecho da localidade de Sanga da Toca, em Araranguá, onde o pavimento em CBUQ foi aplicado em uma extensão aproximada de dois quilômetros. Em janeiro, a meta é pavimentar de três a quatro quilômetros, acelerando os serviços.

A segunda frente está localizada no trecho do Contorno de Araranguá, onde será executado um viaduto de dois quilômetros de extensão. O viaduto que transpõe o Banhado do Maracajá faz parte dos seis quilômetros do Contorno. A obra foi uma solicitação da comunidade atendida pelo DNIT. Originalmente, a transposição seria por aterros, mas para não dividir as propriedades agrícolas, o projeto foi alterado com anuência dos órgãos de controle e incluído nessa fase de obras. A estrutura em pilares do elevado permitirá a continuidade do cultivo agrícola no entorno da rodovia.

Para iniciar os trabalhos no local, foi aberto o caminho de serviço, estrada que dá acesso à área de construção do viaduto, com extensão de mil metros no trecho. Ainda em 2010, foram executados 15% da infraestrutura (estacas metálicas e blocos de concreto), superestrutura, vigas de concreto pré-moldado com extensão de 19,70 metros.

Para concluir as obras remanescentes do Lote 29 e construir o viaduto do Contorno de Araranguá, o Governo Federal investirá, por meio do DNIT, R$ 276 milhões.


Notícias Relacionadas


No tags for this post.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *