Depois de seis horas interditada, a BR-381 foi totalmente liberada ao tráfego de veículos por volta das 23h de ontem, sexta-feira. No trecho próximo à Refinaria Gabriel Passos, em Betim, uma carreta desgovernada bateu em pelo menos dez veículos, entre eles uma moto cujo condutor morreu no local. O acidente ocorreu na pista sentido BH-SP e deixou o trânsito completamente parado. Na pista contrária houve muita lentidão durante quase toda a noite. O condutor que por pouco poderia ter provocado uma tragédia foi detido pela polícia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a sequência de batidas ocorreu por volta das 17h. O motociclista atingido pela carreta morreu na hora. A identidade dele não foi informada. Entre os veículos atingidos estava outra carreta, carregada com vigas de metal, que ficou em L na pista bloqueando a passagem de veículos.

Por volta das 20h40, duas faixas da pista foram liberadas. O congestionamento formado chegou a mais de 15 km. Havia a opção de desvio por dentro de Contagem, seguindo a Via Expressa até Betim. Segundo a PRF, na pista sentido SP-BH o tráfego também ficou lento por causa dos curiosos que reduziam a velocidade ou até mesmo paravam na via para observar os estragos provocados pela carreta. Mesmo com a liberação total do trecho, o trânsito ainda fluía com lentidão.

Ainda segundo a PRF, o condutor da carreta foi detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Betim. O órgão não informou se foram constatadas irregularidades no veículo ou com a documentação do condutor, mas destacou que ele não estava embriagado.