Assinado o contrato de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)
OFICIAL: Assinado o contrato de concessão da BR-040, de Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO). Foto: Divulgação

Concessionária Via dos Cristais deve assumir, oficialmente, o trecho de 594,8 km em março; pedágios ainda não têm data para iniciar cobrança

Foi assinado nessa segunda-feira (10), o contrato de concessão da BR-040, no trecho que liga Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO), entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via Cristais, concessionária criada pela Vinci Highways, que venceu o leilão da rodovia, en setembro do ano passado.

Com isso, fica oficializada a concessão da rodovia, em uma extensão de  594,8 quilômetros, no trecho compreendido pela BR-040/GO/MG, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), abrange a rodovia BR-040/GO, entre os km 95+700 e 157+300, do entroncamento com a BR-050 até a divisa com o Estado de Minas Gerais; e a BR-040/MG, entre os km 0 e 533+200, da divisa com o Estado de Goiás até o entroncamento com a BR-135 (Anel Rodoviário de Belo Horizonte), por um período de 30 anos.

A partir de agora, inicia-se o período de transição de um mês, entre a Via040 – atual administradora da BR-040 – e a nova concessionária, Via Cristais.

Ambas, trabalharão de perto com a ANTT para garantir a perfeita continuidade da operação, preparando todos os aspectos necessários para a entrega total da gestão da rodovia, prevista para o dia 10 de março. Durante este período, será garantido o cumprimento das exigências contratuais, visando uma transição sem contratempos.

Desde que venceu o leilão, a Vinci Highways, empresa global com experiência em gestão de rodovias, tem se dedicado para estruturar sua operação no Brasil, criando, por exemplo, a Via Cristais. Com mais de 300 colaboradores, a subsidiária se prepara para uma nova fase de investimentos e melhorias significativas ao longo dos próximos 30 anos.

Além disso, a partir dessa segunda-feira (10), com a assinatura do contrato, um plano acelerado de melhorias será colocado em prática, com foco em oferecer benefícios rápidos e palpáveis aos motoristas que trafegam pela BR-040.

Serviços nos primeiros 100 dias de operação

  • Sinalização e visibilidade: Revitalização de marcações rodoviárias horizontais e verticais, garantindo maior segurança aos motoristas.
  • Infraestrutura: reparos de drenagem, recapeamento de pavimentos e a resolução de mais de 1.000 buracos na pista.
  • Segurança e atendimento: Modernização dos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), torres de telecomunicações e praças de pedágio.
  • Limpeza e conservação: Melhoria nas condições de limpeza das rodovias, com foco na visibilidade e em condições de condução mais seguras.

Essas ações iniciais têm como propósito oferecer mais segurança aos usuários, além de demonstrar o compromisso da ANTT e da Via Cristais com a melhoria contínua da qualidade do serviço.

Além das melhorias imediatas, a Via Cristais está desenvolvendo um robusto plano de investimentos para o futuro da rodovia, com foco em modernização e expansão. O plano inclui a duplicação de 10 quilômetros da estrada, 168 quilômetros de faixas adicionais em vias duplas, 174 quilômetros em vias simples e 61 quilômetros de estradas marginais. As obras começarão em março, com foco em pavimentação, sinalização, drenagem, taludes e pontes.

Ao todo, o projeto de concessão da BR-040 prevê investimentos totais de R$ 12 bilhões, sendo R$ 6,4 bilhões destinados à infraestrutura e R$ 5,6 bilhões a custos operacionais pelas próximas três décadas.

Desconto em pedágio

A concessão contará ainda com um avançado sistema de monitoramento, incluindo 228 câmeras de segurança e 28 painéis de mensagens, assim como tecnologia de detecção automática de incidentes, garantindo maior segurança e eficiência na gestão do tráfego.

Esse investimento robusto, somado ao desconto de 14,32% oferecido pela Vinci Highways no pedágio durante o leilão realizado em setembro de 2024, na sede da B3, em São Paulo, visa proporcionar benefícios tangíveis para os motoristas, como Descontos para Usuários Frequentes (DUF) e o pagamento automático por meio de tags.

Impacto regional e nacional

A concessão da Rota dos Cristais tem um impacto significativo para a melhoria da infraestrutura rodoviária e para o desenvolvimento econômico da região. Com previsão de beneficiar diretamente mais de 4,2 milhões de pessoas, o projeto contribui para a segurança viária, qualidade de vida e a redução de custos para motoristas que utilizam a rodovia de forma recorrente.

Obras previstas

No que se refere à Frente de Obras, serão cerca de 10 quilômetros de duplicação (citado acima), 35 novas passarelas, 16 faixas adicionais em pista dupla, 8 faixas adicionais em pista simples, 6 passagens de fauna, entre outros benefícios.

Assinado o contrato de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)
OBRAS: Resumo das principais obras a serem realizadas durante a concessão da BR-040/MG/GO. Foto: Divulgação/ANTT

Duplicação

O trecho de 9,9 quilômetros que deverá ser duplicado na BR-040 está entre o entroncamento da BR-050/GO, em Cristalina (GO) rumo a Belo Horizonte (MG), do km 95+500 ao 105+400.

Assinado o contrato de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)
DUPLICAÇÃO: Concessão da BR-040/GO/MG prevê a duplicação de apenas 9,9 km. Foto: Reprodução/ANTT

Veja mais sobre as obras previstas, nos links abaixo

Programa de Exploração da Rodovia – PER Volume 1 – Pós esclarecimentos

Programa de Exploração da Rodovia – PER Volume 2 – Pós Esclarecimentos

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Matéria atualizada em 12/2/25 com informações adicionais

38 COMENTÁRIOS

  1. Vão fazer a marginal que foi dita do bairro Califórnia BH ate o bairro Veneza Ribeirão das Neves?

    • Prezado, sr. Adevor,

      Para obter essa informação específica, o senhor deve visitar os dois links que estão na matéria.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  2. Gostaria de saber também qual a situação da BR 354 no trecho entre Perdões e Patos de Minas.

  3. Alguém comentou que a BR 135 foi duplicada. Aonde? Não sou de Minas, mas a citada BR não é a mesma que vai de BH até Montes Claros?

  4. Duplicar 10 km apenas é brincadeira. Daqui a 5 anos esta Br vai dar um nó. Cadê o planejamento e visão de futuro, vamos pagar caro.

  5. Nossa a Br entre BH e Brasília está horrível fizeram tapa burraco mais solta tudo tem muitos trechos sem iluminação tinha que ter olho de gato para pelo menos amenizar os perigos .

  6. Pagar pedágio e enfrentar congestionamento, gastando,as vezes, até duas horas para percorrer setenta Km entre Sete Lagoa e Belo Horizonte é inacreditável.
    Qual o projeto para acabar com o gargalo diário ente o Km 505 e o km133?

  7. Porquê a 135 foi duplicada até montes claros e a 040 só 10km? E ridículo deveriam duplicar no mínimo até três Marias

    • Prezado, sr. Claudio Marcos,

      Com relação a seu questionamento, o motivo é que está previsto no contrato de concessão somente este trecho de 9,9km de duplicação, conforme foi mostrado na matéria em questão.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  8. Inacreditável isso duplicação de apenas 10 km isso é um tapa na cara dos usuários da BR 040,no Brasil nós pagamos IPVA prá ter melhores rodovias pagamos imposto nós combustível pra investir também nas rodovias, e além disso pedágio caríssimo prá usar as rodovias e muito bom privatização para o governo ele arrecadar muito em impostos e não gasta com nenhum investimento, e muito bom prá concessionária que arrecadação e enorme com uma miséria de investimento, isso não é viável para nós usuários brasileiros e péssimo.

  9. Bom dia.
    O problema destas privatizações são as condições, antes mesmo de fazer o serviço ja se paga por ele. O valor esta bem salgado pelo que se propoem , volume de carros alto trafegando pela rodovia sem ser totalmente duplicada e assim vai ficar como a rodovia que vai de BH a Passos cheia de pedagios caros e pista simples.
    Brasil né gente.

    • Prezado, sr. Geraldo,
      Há previsão de cobrança de tarifas de pedágio para motocicletas, entretanto, os valores de todas as categorias ainda não foram divulgados pela ANTT, responsável pela concessão de rodovias federais.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  10. DNIT existe para cabide de emprego. Quando faz alguma manutenção são pessoas TERCEIRISADOS..

  11. Bom dia, porque só 10 km de duplicação? Tinha de ter feito um contrato para duplicar toda rodovia, pagamos o IPVA mais caro do Brasil, e temos as piores estradas, eu repúdio um contrato desse, 10 km de duplicação uma vergonha

  12. Estas contas que eu fiz deste pedagio de 3 reais em 30 anos arrecada 14 bilhões esta concessão nova que estão fazendo esta previsto gastar 12 bilhoes entao o pedagio teria que custar esta faixa de R$ 0,04 por km de rodovia né!

  13. Um dos pedagios mais baratos que eu conheço é o da Fernão dias sp/bh é 3 reais um calculo bem consevador sao 8 pedagios suponhamos que tenha 10 pracas contando 5 de cada lado passe 4 carros em cada uma por minuto isto da em 1 h , 19200 carros a 3 reias = r$ 57,600 por hora veses 24h = R$ 1382.400 por dia vezes 30 dias que é 1 mes =R$ 41.472.000 quarenta e um milhões quatrocentos e setenta e dois mil reais por mes ,isto é um pedagio de 3 reias e carro passeio eu fiz os cauculos , aonde vai tanto dinheiro e as rodovias sucateadas , e no final do contrato eles devolvem so a sucata pra nos reformar e eles privatizarem novamente !!

  14. As nossas rodovia estao todas sucateadas não seio o que fazem com tanto dinheiro que nos usarios repassamos pra estas consecionarias adiministrar as nossas rodovias , temos que o mais rapido possível nos mobilizarmos a nível brasil pra cobrar mais transparencia no nosso dinheiro que colocamos nas mãos destas pessoas CADE O NOSSO DINHEIRO PRA ONDE ESTA INDO ?

  15. Infelizmente a maioria das rodovias pedagiadas estao precaria e descaso cobram pedagios e nao seio o que fazem com tanto dinheiro , a Fernão dias de sp a bh ta largada a faixa da direita lotada de buraco , a anhanguera até uberaba 120 reais de padagios por eixo esta toda remendada o tarcisio falou que iria recapar mais esta so remendado, nao entedo um pedagio tão caro e o estado que tem que fazer a obra ,não seria obrigação da concessionaria ?

  16. Brincadeira… IPVA …licenciamento… manutenção do veículo ainda pedágio…ps- deveriam acabar com pedágio, e cada município assumir as suas responsabilidades…já pagamos impostos em excesso… pedágio fora já….!!!!!

  17. Acho um absurdo o valor desse pedágio na via 040 ,o caminhoneiro está morto ,uma viagem até cristalina ida e volta vai pagar 700,00 de pedágio isso é um roubo no bolso do trabalhador que já paga tantos impostos ,isso virou um comércio no Brasil.
    Entao que diminuísse o valor cobrado no IPVA.

  18. BR 040 entre Belo Horizonte e Sete Lagoas está horrível, cheia de buracos, remendos, pinturas do asfalto apagadas. Péssimas as condições com alto risco de danos a pneus e suspensão dos carros, além dos riscos de acidentes. Lamentável deixar uma rodovia tão importante chegar a esse estado de conservação.

  19. Acho um absurdo esse preço de pedágio e ainda não ser obrigado a fazer nada de duplicação

  20. O preço proposto para o pedágio só se justificaria, se estivesse previsto uma ampla duplicação. A previsão de somente 10 km de duplicação é no mínimo ridículo. O valor proposto para cada praça de pedágio (8) entre BH e Brasília gerará grave problema social para os municípios pobres do norte de Minas e de Paracatu e Cristalina com Brasília.

    • Anda-se longas distâncias sem ver apoio, sem sinal de Internet e pista ruim.
      Banheiros sempre que precisei usar …. muito sujos.
      Quando se aproxima do posto do pedágio parece o primeiro mundo.
      Nos fazem de bobo.
      Os magnatas sempre vão de avião.

  21. Pois é.. muitas rodovias sendo privatizadas (tudo bem) mas o IPVA de MG continuar em 4% que é phod@! Já que foram milhares de Km privatizadas, por que não reduzir para 2% como é no Espírito Santo..

  22. Interessante a reportagem citar a “atual oepradora”, pois a estrada está abandonada, com muitos buracos, mato e situação de degradação.

    • Falou tudo Daniel, a Via 040 literalmente não faz mais nada pela BR e já faz muito tempo.

  23. Precisam tomar medidas urgentes para controlar os veículos, tanto carro quanto caminhões abusam da velocidade, é comum vê carros a mais de 200 km por hora, a PRF só fica no ar condicionado, só aparecem quando acontece acidentes com morte.

  24. A empresa 040 deixou a BR 040 faz tempos portanto não tem BR só buracos está desleixada sem manutenção nenhuma buracos por toda BR está aos cuidados do denit mas como todos sabem o denit é eneficiente serve só como cabide de empregos e corrupção

    • Prezado, sr. Edvar, conforme consta na matéria, o trecho em questão é de Belo Horizonte (MG) a Cristalina (GO).

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

    • Foi desmembrado. É a Rota do Pequi, que junto com a BR060 só será relicitado ao final desse ano.

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