Autoridades se reuniram em Santos, no litoral de São Paulo, para discutir soluções para o caos registrado nas estradas da Baixada Santista na sexta-feira (24).

Ao todo, foram 41 quilômetros de congestionamento durante a manhã nas três rodovias que dão acesso ao Porto de Santos, principalmente na Cônego Domênico Rangoni. Mais uma vez, o excesso de caminhões foi o motivo da lentidão. No começo da noite, o tráfego já estava normalizado em todas as rodovias.

Representantes da Ecovias, Prefeitura de Santos e Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) se reuniram para tentar encontrar uma solução. O secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, José Eduardo Lopes, diz que o problema foi o mesmo das outras vezes: mais caminhões do que a capacidade dos terminais permite. “Começou em Cubatão, nós tivemos uma série de fatores, um acúmulo de problemas que acarretou um congestionamento. Diversos terminais de empresas localizadas na região acabaram contribuindo”, explica.

A Ecovias viu o problema ainda de madrugada, daí para a frente a situação só piorou. “Já a partir das 3h acionamos, junto com a Polícia Rodoviária, uma operação na Cônego, que se estendeu até às 9h30. A própria polícia fez uma operação no Km 262”, relata Eduardo Di Gregório, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias.

O secretário de Assuntos Portuários explicou que os terminais devem ser multados, tanto pela Codesp quanto pela prefeitura. “A Codesp, como autoridade portuária, está identificando os operadores que ultrapassaram seus limites, e a Guarda Portuária os caminhões. A companhia vai estabelecer para esses operadores as penalidades, de acordo com a Resolução 47”, conclui.