ENFIM, PRONTA: BR-163/PA vai ter sua pavimentação concluída até o fim deste ano, garante o DNIT. Segundo o órgão, a obra foi iniciada na década de 70 e será entregue totalmente pavimentada até dezembro de 2019, no trecho entre Novo Progresso e Moraes Almeida. Foto: Divulgação

DNIT trabalha para construir trechos finais da rodovia até Miritituba (PA) e recuperar quase 800 quilômetros da estrada já asfaltada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o apoio do Exército Brasileiro, já concluiu a pavimentação de dez novos quilômetros na Rodovia BR-163/PA, desde o fim da estação de chuvas na região.

De acordo com o órgão, as obras foram retomadas no fim de maio em trechos localizados entre os municípios paraenses de Novo Progresso e Moraes Almeida. Até o fim deste ano, será concluída a pavimentação dos 51 quilômetros restantes.

Segundo o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, a obra vai melhorar o escoamento da produção de grãos do centro-oeste do país, com a pavimentação até os portos de Miritituba (PA). “Concluir a pavimentação da BR-163 é um grande desafio. Certamente, ao fim desse ano, teremos a realização de um sonho brasileiro com a pavimentação. Essa estrada impulsionará a economia do país, escoando produtos agrícolas pelo Brasil e incrementando a exportação para outros países. Após mais de 40 anos, nós faremos essa tão almejada entrega à sociedade brasileira”, afirmou Santos Filho.

No início da semana, em visita técnica à região, o general Santos Filho acompanhou o andamento da obra juntamente com o diretor de Infraestrutura Rodoviária (DIR), Euclides Bandeira. Eles realizaram uma reunião de coordenação e acompanhamento com o 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, responsável pela construção de 48 quilômetros desse segmento.

Restauração

Quase 800 quilômetros da rodovia passam por recuperação com manutenção, partindo de Sinop, no Mato Grosso. A ideia dessas ações é garantir a trafegabilidade e melhorar o acesso aos portos paraenses das safras de soja e milho durante todo ano, diminuindo o tempo de viagem e reforçando a segurança viária.

A visita técnica também acompanhou as ações de restauração entre Sinop (MT) e Novo Progresso (PA), apontando prioridades e orientando as equipes contratadas ao longo da via, no sentido de priorizar trechos críticos e garantir celeridade às intervenções necessárias no pavimento.