Mais dois trechos da BR-242 em Mato Grosso serão licitados pelo Governo Federal para asfaltamento. A pavimentação nos cerca de 180 quilômetros entre Santiago do Norte (distrito de Sorriso) a Gaúcha do Norte (nas próximidades do município) contempla os chamados lotes A e B. O edital lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) definiu como 2 de outubro a abertura das propostas.
A contratação será no chamado RDC (Regime Diferenciado de Contratação). Nesta ‘modalidade’ o consórcio vencedor elabora o projeto executivo e realiza o asfaltamento. O prazo de execução será de 1.260 dias, ou três anos e meio, entre o projeto, licenciamento ambiental e a pavimentação.
A rodovia federal representa um importante rota de apoio ao escoamento da produção agrícola mato-grossense porque conectatará as também BRs 163 a 158. Ela tem quase 600 quilômetros de extensão apenas em Mato Grosso e, deste universo, metade foi concluída. Restam ainda 285 quilômetros.
Dos nove lotes totais da 242 que deverão ser asfaltados no estado três ainda esperam o início da pavimentação porque dependem da abertura dos processos licitatórios. Dois destes já foram anunciados (para o A e B), restando a extensão C (na última etapa da estrada, na faixa Gaúcha do Norte a Querência, no nordeste mato-grossense).