Caminhoneiro é preso com 50 mil comprimidos de rebite na BR-153, em Goiás
FLAGRANTE: PRF de Goiás flagrou caminhoneiro com 50 mil rebites no dia que governo alerta motoristas com exame toxicológico vencido. Foto: Divulgação/PRF

Traficantes usam caminhoneiros viciados para fazerem parte da logística de distribuição das drogas e armas

Faltando pouco mais de 10 dias para entrar em vigor a aplicação de penalidades para motoristas que estão com o exame toxicológico vencido, policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 50 mil comprimidos de rebite, ao amanhecer desta quarta-feira (17), no km 194, da BR-153, em Uruaçu, região norte de Goiás.

Segundo dados recentes da Senatran, 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E, estão com o exame pendente. Isto representa 30% dos motoristas destas categorias. Nesta quarta-feira(17) começou a notificação da Senatran através da CNH Digital para todos os condutores com exame vencido.

Na avaliação do coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, é preciso endurecer na fiscalização e punição. “O exame toxicológico nos permite ter a dimensão do problema. A situação é muito grave porque são usuários de drogas circulando com veículos pesados que são armas de destruição em massa com dezenas de toneladas ou de passageiros.

Flagrante dos 50 mil rebites

Tudo começou quando agentes da PRF em fiscalização de veículos com excesso de peso e jornada de trabalho de motoristas profissionais, encontraram no interior de um veículo de carga duas grandes caixas de papelão com duas mil cartelas de anfetamina.

Segundo informações do motorista do caminhão, ele pegou a droga com um desconhecido em São Paulo e deveria entregar em um posto de combustíveis no Estado do Tocantins, pelo transporte ele receberia R$ 1 mil.

O “rebite”, nome popular para a anfetamina, é utilizado para se manter acordado, o que muitas vezes causa acidentes nas estradas, além provocar sérios danos à saúde humana.

O homem e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Cívil em Uruaçu(GO).

Leia mais sobre o tema:

Senatran vai notificar 3,4 milhões de motoristas que não fizeram o exame toxicológico

Cocaína é a droga predominante nos exames toxicológicos dos motoristas