Verificação será feita pela placa do veículo; sistema é integrado com a Secretaria da Fazenda do Estado
A partir desta segunda-feira (23), a concessionária Cart inicia a cobrança de tarifa de pedágio pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, de todos os veículos comerciais que circularem carregados.
De acordo com a empresa, a medida passará a valer em todas as praças de pedágio sob sua concessão, de Bauru (SP) a Presidente Epitácio (SP), nas rodovias João Baptista Cabral Rennó (SP-225); Orlando Quagliato (SP-327); e Raposo Tavares (SP-270).
Segundo a concessionária, equipes estão treinadas e capacitadas para todos os procedimentos, como a conferência de cargas por checagem visual em veículos com reboques abertos ou por meio do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), documento fiscal eletrônico que traz informações sobre origem, destino e tipo de produtos transportados.
O veículo será tarifado pela totalidade dos eixos do veículo caso passe pela praça de pedágio com o MDF-e em aberto. Conforme determina a legislação, somente veículos vazios ou sem MDF-e aberto estarão isentos da cobrança da tarifa sobre eixos que não tocarem o solo.
A verificação da situação do (a) caminhão/carreta é realizada de forma automática por meio da leitura das placas feita por câmeras inteligentes instaladas nas praças de pedágio. Assim que o veículo entra na pista da cabine, o sistema já informa ao arrecadador a existência ou não do documento em aberto.
Veja localização de todos os pedágios da Cart:
Rodovia João Baptista Cabral Rennó (SP-225)
Pedágio de Piratininga – km 251+900
Pedágio de Santa Cruz do Rio Pardo – km 300+930
Rodovia Orlando Quagliato (SP-327)
Pedágio de Ourinhos – km 14+500
Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Pedágio de Palmital – km 413
Pedágio de Assis – km 454
Pedágio de Rancharia – km 512+300
Pedágio de Regente Feijó – km 541+540
Pedágio de Presidente Bernardes – km 590+750
Pedágio de Caiuá – km 639