De acordo com a Renovias, redução é menor desde o início da concessão em 1998
Em 2020, a quantidade de vítimas fatais em toda a malha viária concedida à Renovias foi a menor desde o início da concessão, em 1998. Foram registrados 24 mortes no ano. O número representa quase a metade das vítimas fatais de 2010, período com a maior quantidade neste indicador.
De acordo com a concessionária, no comparativo com 2019, a redução de mortos foi de 43%. Além de a redução na quantidade de mortes, houve queda ainda de 16% na quantidade de feridos e de 10% no volume de acidentes.
“A redução dos números se deve, em parte, à diminuição do tráfego durante a pandemia, mas também há forte contribuição da realização do trabalho constante da concessionária, voltado para a segurança viária, através de campanhas, orientações, serviço de inspeção de tráfego, atendimento pré-hospitalar e do trabalho de sinalização e conservação nas rodovias”, explica o coordenador de Atendimento, Vinícius Antonioli.
Recursos empenhados
Segundo a Renovias, assim que é acionado pelos telefones de emergência, localizados nas rodovias, ou pelo telefone 0800 055 9696, o Centro de Controle de Operações (CCO) avalia a ocorrência e aciona as equipes externas (Bombeiros, SAMU e Polícia Militar, por exemplo) e os colaboradores da própria Concessionária para o atendimento. A agilidade, nestes casos, muitas vezes pode salvar vidas.
“Temos também o auxílio das câmeras de monitoramento que auxiliam nestes casos, além de viaturas de inspeção de tráfego que circulam permanentemente pela malha viária da Concessionária, para que possamos oferecer um atendimento ágil e de qualidade, oferecendo todo o atendimento pré-hospitalar, reduzindo as chances de uma vítima vir a óbito”, complementa Antonioli.
O Sistema de Atendimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.
Fonte: Assessoria de imprensa da Renovias