Deslizamentos de terra e pedras prejudicam o tráfego na Rio-Santos, que ainda aguarda pela duplicação
Transtornos: Deslizamentos de terra e pedras prejudicam o tráfego na Rio-Santos, que ainda aguarda pela duplicação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estipulou um novo prazo para a entrega da duplicação da rodovia Rio-Santos (BR-101): 2015. Mesmo ainda não iniciadas, o departamento afirma que pretende concluir o projeto das obras de duplicação dos 160 quilômetros da rodovia em dois anos, supondo que o serviço seja em iniciado até o início de 2013.
– Sabemos dessa importância da rodovia para a região da Costa Verde, e por isso temos tomado cuidado com o que vem acontecendo, como os constantes deslizamentos de terra. Estamos dando continuidade ao projeto de duplicação da Rio-Santos entre Angra e Paraty, além de revitalizar todo o traçado. Apesar de levar um tempo, estamos sim melhorando toda a estrada. E a nossa previsão é de que até 2013 a duplicação já esteja em andamento – afirmou o engenheiro do Dnit, Wanderson Filho.

O último prazo apresentado pelo departamento era dezembro de 2009, onde o ex-diretor e atual superintende do órgão, Marcelo Cotrim, afirmava que “não tinha dúvidas de que as obras seriam concluídas dentro deste prazo”. Na época, Cotrim havia afirmado que 50% das intervenções já tinham sido executadas e 55% do orçamento – de R$ 178 milhões – gastos. Ele atribuiu a demora na execução das obras ao número de alterações no projeto e às chuvas de verão (principalmente em 2008) que não estavam previstas.

Por conta dessa promessa não cumprida, vereadores de Angra se reuniram há dois meses com o superintendente. Questionado sobre os atrasos na obra, Cotrim disse que já enviou o pedido de duplicação para Brasília através de um Termo de Referência e está aguardando a aprovação para que o projeto entre em licitação – o que deve ocorrer até julho ano, segundo ele.

– Estamos correndo atrás para dar início às obras o quanto antes. A empresa vencedora deverá fazer um estudo e elaborar o projeto em um prazo estimado de um ano e, logo após, outra licitação deverá ser realizada para a execução das obras – disse Marcelo.

Menos de 30 quilômetros duplicados

O superintendente estima que a duplicação já se inicie em 2013 no trecho entre Itacuruçá (Km 412) e Paraty (Km 594,5, na divisa entre Rio e São Paulo). O vereador Leandro Silva (PR), presente no encontro com Cotrim, destacou que espera o cumprimento do prazo.

– Este é um assunto sério e que pode envolver vidas. A população espera uma ação concreta, e estas obras precisam ser feitas o quanto antes – afirmou.

Após quatro anos de obras para duplicar 26 quilômetros da pista no trecho entre Santa Cruz (Rio de Janeiro) e Itacuruçá (Mangaratiba), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informou no ano passado sobre a duplicação até o limite com São Paulo, mesmo que o trecho inicial ainda não tenha sido completamente concluído.

O projeto executivo de toda a obra será dividido. A primeira parte abrange a duplicação entre Itacuruçá e o entroncamento com a RJ-155, estrada que liga Angra dos Reis a Lídice e Barra Mansa. Nesse trecho, o objetivo do projeto é estimular o crescimento do turismo e atender ao movimento do novo aeroporto que será construído no Sul Fluminense e ao porto de Angra dos Reis.

A duplicação da rodovia faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e conta com a construção de cinco viadutos, três passagens inferiores e nove pontes, além de ruas laterais e passarelas. As obras foram executadas em duas etapas, com início em outubro de 2006.

A estrada conta com um volume médio diário de 35 mil veículos, com aumento nos feriados e fins de semana para cerca de 50 mil veículos.