A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) inicia nesta quarta-feira (25/9), em Cruzeiro do Sul, o recadastramento dos motoristas que têm direito à passagem gratuita pelas pelas praças de pedágio das rodovias estaduais retomadas pelo Estado com o término das concessões. Neste primeiro momento, a ação está restrita aos usuários da praça de pedágio de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. Em breve a EGR irá anunciar a íntegra do cronograma de recadastramento de isenções nas demais praças de pedágio que administra.
Os interessados em obter o passe livre pela praça de pedágio terão de preencher um formulário de requerimento de isenção, disponível no site da EGR (www.egr.rs.gov.br), aba serviços e informações/publicações legais, e na sede da prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul. No documento, informarão seus dados pessoais e os dados do veículo, a frequência semanal com que passam pelo pedágio, e o tipo de dispositivo de isenção que dispunham anteriormente: Chip, TAG ou cartão.
Além disso, terão de assinar declaração de que residem entre a praça de pedágio e o limite territorial do Município, no caso, Cruzeiro do Sul, do lado oposto à sede urbana e transitam pela praça de pedágio no sentido do interior à sede da cidade. As informações contidas no formulário serão analisadas pela equipe técnica da EGR.
Em caso de aprovação da solicitação, o cartão de isenção estará disponível na praça de pedágio no prazo de 15 dias a partir do pedido. O solicitante terá prazo de 30 dias para retirada do cartão, a contar da data de entrega dos documentos. Se não o fizer nesse período, deverá encaminhar nova solicitação, com cópia de todos os documentos. O cartão de isenção é intransferível e só poderá ser utilizado pelo favorecido quando esse estiver conduzindo o veículo cadastrado.
O início do recadastramento representa o cumprimento de um compromisso assumido pela administração da EGR em junho, quando a Empresa assumiu a Administração das primeiras praças de pedágio que estavam sob o comendado da iniciativa privada e manteve o modo operacional em vigor até então. A medida beneficiou, num primeiro momento, os usuários que residem próximo às praças de pedágio de Flores da Cunha, Encantado, Boa Vista do Sul e Cruzeiro do Sul e, posteriormente, os moradores das proximidades das praças de Venâncio Aires e Candelária.
Fonte: Ascom