Estradas do Noroeste Mineiro recebem manutenção e conservação
NOROESTE MINEIRO: Estradas do Noroeste Mineiro recebem manutenção e conservação. Foto: Divulgação/DER-MG

Novo modelo de contrato de conservação permanente do DER de Minas deve aumentar a qualidade dos serviços de manutenção rotineira

Mais segurança e mais conforto nas viagens pelas rodovias estaduais de Minas. Esse é o objetivo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) ao promover uma série de obras de manutenção e de conservação da infraestrutura rodoviária em diversos trechos pavimentados e não pavimentados na região Noroeste, por meio do Programa de Manutenção e Conservação Permanente.

De acordo com o Órgão, atualmente, está sendo feita a manutenção das rodovias LMG-680, entre Paracatu (MG) e Brasilândia (MG), e LMG-690, em Paracatu (MG), corrigindo pontos críticos provocados pelo período de chuvas. As rodovias ainda receberam encascalhamento nesses pontos.

Já na MG-188, entre os km 122 e 157, entre Paracatu (MG) e Unaí (MG), as intervenções são na segurança viária, com reforço na sinalização e revitalização da pintura das faixas de bordo e central da pista, além da limpeza dos sistemas de drenagem. O mesmo serviço foi feito na LMG-706, em Vazante (MG), entre os km 65,1 a 70,3.

Segundo o DER, esse trabalho é feito, continuamente, pelas 40 unidades do Órgão. O objetivo é melhorar o escoamento da produção, auxiliar no transporte de insumos, proporcionar mais segurança e qualidade de vida para a população que transita pelas rodovias mineiras e, consequentemente, gerar impactos na economia e na geração de empregos.

Novo modelo de contrato

De acordo com o DER, os trabalhos de conservação rodoviária devem ser melhorados com o novo modelo de contrato de conservação permanente, que pretende aumentar a qualidade dos serviços de manutenção rotineira nas rodovias estaduais.

A intenção, segundo o DER, é garantir que pequenos problemas nas rodovias não evoluam para situações mais complexas, que coloquem em risco os usuários e gerem custos excessivos para os cofres públicos.

Para garantir que o programa traga resultados efetivos à sociedade, os investimentos também serão ampliados.

Anualmente, o DER vinha investindo, aproximadamente, R$ 7 milhões na manutenção da malha rodoviária de cada regional. A partir deste ano serão, em média, R$ 24 milhões em investimentos”, explica o diretor-geral do órgão, Rodrigo Tavares.