FERIADÃO: Feriado prolongado de Corpus Christi 2023 deve ter ao menos 94 mil veículos circulando pela RSC-287, no Rio Grande do Sul, entre quarta (7) e domingo (11). Foto: Gustavo Mansur

De acordo com o cronograma, próximo passo será a assinatura do contrato; nova concessão terá mais três pedágios com tarifas em torno de R$ 3,36

Mais uma concessão está prestes a entrar em operação no país. Trata-se da rodovia RSC-287, no Rio Grande do Sul, no trecho entre Tabaí e Santa Maria, que foi leiloada em dezembro de 2020, e teve a homologação ratificada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na semana passada.

De acordo com o governo gaúcho, a licitaçãovencida pelo consório Via Central – refere-se à administração e à duplicação da rodovia. O próximo passo do processo são os trâmites para a assinatura do contrato.

Ainda de acordo com o governo, entre as quatro propostas concorrentes, o consórcio Via Central foi o que apresentou a menor tarifa de pedágio, no valor de R$ 3,36. Durante os próximos 30 anos, o consórcio deverá investir R$ 2,7 bilhões, sendo R$ 1 bilhão já nos primeiros dez anos, e cumprir o cronograma de obras, incluindo a duplicação dos 204,5 quilômetros de extensão nos dois sentidos de fluxo da rodovia, beneficiando diretamente 12 cidades gaúchas.

Quem é o vencedor

O consórcio vencedor é formado por duas empresas do grupo espanhol Sacyr, que tem dezenas de concessões em mais de 30 países e especialmente no setor de transportes na América Latina. A concessão da RSC-287 é a primeira do grupo no Brasil.

CARD Mapa trecho duplicação RSC 287 duplicação

Desenvolvimento do RS

A duplicação, que fará a capacidade da rodovia ser de 7 mil veículos por hora, é aguardada há mais de duas décadas por grande parte dos gaúchos, porque a estrada é um importante corredor logístico entre a Região Metropolitana, passando pelos vales do Rio Pardo e Taquari, até a Região Central, e sendo também eixo de ligação com as rodovias federais BR-386, BR-471 e BR-153.

Dentro do RS Parcerias, o Estado já está trabalhando para conceder à iniciativa privada e garantir investimentos em 1.151 quilômetros de estradas gaúchas (18 rodovias ao todo), com expectativa de editais a serem lançados também na B3 no próximo ano. Para isso, conta com a experiência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

PEDÁGIOS RSC 287

Pedágio

A partir de agora, o próximo passo será a assinatura do contrato, previsto para ocorrer nos prócimos meses, e na sequência, o inicío da administração das duas praças já existentes – em Venâncio Aires (Km 86) e Candelária (Km 131) e demais serviços sob responsabilidade de empresa Via Central.

A cobrança nas demais praças – em Tabaí (Km 47), Paraíso do Sul (Km 168) e Santa Maria (Km 214) – só deve ocorrer a partir do primeiro mês do segundo ano da concessão.

As obras na rodovia devem começar já no segundo trimestre de 2021, com um trabalho de recuperação da estrada. Conforme o contrato de concessão, os primeiros pontos a serem duplicados serão os trechos considerados urbanos, junto aos acessos aos municípios cortados pela rodovia – Tabaí, Santa Cruz do Sul, Candelária, Novos Cabrais, Paraíso do Sul e Santa Maria.

O cronograma estabelece que 65%, ou 133 quilômetros, devem estar duplicados já no nono de concessão, contemplando todo o trecho de Tabaí a Candelária, o mais movimentado de toda a RSC-287, com média de 10 mil veículos por dia.