NOVA CONCESSÃO: Usuário pagará pedágio por 34 anos para ter nova descida da Serra das Araras Foto: Divulgação

Nada mudou e o grupo CCR ganhou a concessão de trecho da rodovia mais importante do país e mais parte da Rio-Santos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) realizaram, nesta sexta-feira (29), o leilão da BR-116/101/RJ/SP, na B3 (antiga Bovespa), em São Paulo (SP).

O vencedor do certame foi o grupo CCR, com um valor de outorga de R$ 1.760.000.000,00 (um bilhão e setecentos e sessenta milhões de reais) e desconto máximo na tarifa básica de pedágio, no valor de 15,31%. A concessionária já administra o trecho e vai continuar sob sua responsabilidade. Em 2015, quando foi leiloada a Ponte Rio-Niterói, que também era administrada pelo grupo CCR, o deságio foi de 36,7%.

A concessão abrange 625,8 quilômetros de extensão e prevê o investimento de R$ 14,83 bilhões (Capex), custos operacionais (Opex) de R$ 10,9 bilhões e geração de 218,743 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda).

Propostas

Uma outra proposta foi apresentada, além da vencedora. A segunda proponente foi o grupo Ecorodovias, com desconto no valor da tarifa básica de pedágio de 10,60%.

Concessão

O projeto consiste na proposta de concessão, pelo prazo de 30 anos, prorrogável por até cinco anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário BR-101/116/RJ/SP (Via Dutra e Rio-Santos), visando garantir a segurança e fluidez do tráfego, nos seguintes trechos:

Rodovia BR-116/RJ – (Extensão: 124,9 quilômetros): Entroncamento com a BR-465, no município de Seropédica (RJ) até Divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo;

Rodovia BR-116/SP – (Extensão: 230,6 quilômetros): Divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo até Entroncamento da BR-381/SP-015 (Marginal Tietê), em São Paulo (SP);

Rodovia BR-101/RJ – (Extensão: 218,2 quilômetros): Entroncamento com a BR-465, no município do Rio de Janeiro (bairro Campo Grande, RJ) até Divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo;

Rodovia BR-101/SP – (Extensão: 52,1 quilômetros): Divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo até Praia Grande, Ubatuba (SP).

34 anos pagando pedágio

A nova descida ou subida da Serra das Araras , um trecho atualmente com limite de 40km/h, traçado com mais de 70 anos e sem acostamento, que obriga as carretas a usarem as duas pistas para realizarem as curvas do trecho, não ficará pronta antes de 2029, pelo novo contrato de concessão. Como a concessão teve início em 1995, serão 34 anos pagando pedágio para que essa obra talvez fique pronta.

Isso caso a concessionária cumpra suas obrigações, conforme estabelece o novo modelo de concessão. É importante enfatizar que são apenas 9 quilômetros de rodovia, embora seja um trecho complexo. Como a concessionária é a mesma e o órgão que fiscaliza continua sendo a ANTT, é natural desconfiar até mesmo que esse prazo seja cumprido.

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